Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas

Mulher morre após colisão de moto em poste que foi derrubado por carro na Av. Genecy Mendonça, em São João da Barra

Polícia
Polícia Federal e MPRJ cumprem mandados em Campos por suposta fraude no transporte escolar e vereadores Maicon Cruz e Marquinho do Transporte são alvos
Uma Servidora da Educação também é alvo da operação, além de empresas. Agentes atuam para cumprir 14 mandados de busca e apreensão.,
PUBLICADO POR: REDAçãO 2 | PORTALOZK.COM - 09/11/2023 - 08:00

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

VER GALERIA

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ), em ação conjunta com a Polícia Federal, cumpre, na manhã desta quinta-feira (09), 14 mandados de busca e apreensão em endereços de agentes políticos, servidores ligados à Secretaria Estadual de Educação e empresários do ramo de transportes escolares de Campos dos Goytacazes. De acordo com o GAECO/MPRJ, os alvos são citados em procedimento que apura possível prática dos crimes de associação criminosa e fraude do caráter competitivo da licitação envolvendo contratos de transporte escolar. Os mandados estão sendo cumpridos em diferentes bairros do município do Norte Fluminense.

A pedido do GAECO/MPRJ, o Juízo da 3ª Vara Criminal da Comarca de Campos dos Goytacazes determinou a suspensão de todos os contratos firmados pela Secretaria Estadual de Educação com as empresas WD Empreendimentos Comerciais e Serviços Eireli, ML dos Santos Comércio Serviços Eireli, MA Souza Transportes e Empreendimentos Ltda e Prozul Serviços de Construções Ltda. Também está impedida a transferência de eventuais contratos a serem celebrados com estas sociedades empresárias, devendo permanecer na prestação do serviço as empresas anteriormente contratadas, até que nova licitação seja realizada.

Os alvos são Marcos Alcides Souza da Silva, o vereador Marquinho do Transporte; Maicon Silva da Cruz, vereador; Neide Mara Gomes Palmeira, coordenadora da Diretoria Regional Administrativa da Educação do Norte Fluminense; WD Empreendimentos Comerciais e Serviços Eireli; ML dos Santos Comércio Serviços Eireli; MA Souza Transportes e Empreendimentos Ltda e Prozul Serviços de Construções Ltda. Vários maços de dinheiro foram apreendidos na sede de uma empresa. A quantia ainda não foi divulgada. 

A Câmara de Vereadores de Campos confirmou que houve busca e apreensão nos gabinetes dos vereadores Maicon Cruz e Marquinho do Transporte. O Presidente, Marquinho Bacellar, comentou o caso. "Vim acompanhar, recebi a notícia de manhã, vim acompanhar como Presidente da Casa, já está em todos os meios de comunicação, busca e apreensão de material em gabinetes de dois vereadores, colegas nossos aí da Casa, sobre transporte escolar. Nada envolvendo a Câmara, nada envolvendo outros vereadores, mas vim ver de perto... (Busca e Apreensão nos gabinetes dos) vereadores Maicon Cruz e Marquinho do Transporte... Maicon Cruz está (no grupo de) oposição ao governo e Marquinho do Transporte é base do governo hoje, mas pelo que sondei rápido ali, é algo do ano passado ainda, algo relacionado a transporte e eu acho que não envolve nem prefeito e nem oposição, nem prefeitura e nem oposição, é algo individual de cada vereador", disse.

Segundo o delegado da Polícia Federal de Campos, Wesley Amato, a associação criminosa tinha como mote a prática de fraudes em procedimentos licitatórios para beneficiar empresas que contrataram com o poder público estadual o fornecimento de transporte escolar: “A investigação revela fraudes e conluio entre três empresas, vencedoras dos certames e beneficiárias dos recursos públicos destinados para tais contratos, verbas essas oriundas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fundeb)”. O delegado concederá entrevista coletiva à tarde, na sede da delegacia. 

A Secretaria de Educação explica, por meio de nota, que os recursos públicos destinados ao transporte escolar são descentralizados diretamente às unidades escolares que possuem autonomia para fazer a contratação das empresas que ofertam o serviço: “Todo e qualquer pagamento de empresas envolvidas deverá ser suspenso", antecipa.

Ainda de acordo com a secretaria, já foi determinada abertura de sindicância para apurar a conduta dos funcionários que serão afastados dos cargos. O órgão ressalta que irá colaborar com todas as informações necessárias para a investigação.

Galeria de mídia


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2024 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes