Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas
Educação
São João da Barra 'desvendou os alimentos' com atividades pela Semana da Educação Alimentar em todas as escolas e creches do município
PUBLICADO POR: REDAçãO 2 | PORTALOZK.COM - 20/05/2023 - 10:31

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

VER GALERIA

A Coordenação de Alimentação e Nutrição da Secretaria de Educação de São João da Barra promoveu, de 15 a 19 de maio, a Semana de Educação Alimentar em todas as escolas e creches do município. As atividades seguiram a temática “Parece, mas não é: desvendando os alimentos”, que foi lançada pela Rede Estadual de Alimentação e Nutrição Escolar. As ações junto a toda comunidade escolar estimulam práticas alimentares mais saudáveis.

A iniciativa abordou as novas regras de rotulagem de alimento já em vigor no país, que visam informar ao consumidor, de forma clara e simples, sobre o alto conteúdo de nutrientes que têm relevância para a saúde. Também foi abordada a determinação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) referente à organização de cardápio equilibrado — respeitando as características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e as necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo, entre outras), sem esquecer das peculiaridades locais —para a manutenção da saúde do organismo.

— No mínimo 30% da verba do Plano Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) é usada para aquisição de alimentos produzidos pela agricultura familiar, compondo assim o cardápio dos alunos da rede municipal de educação. Isso é regido por lei e, além de incrementar a alimentação saudável, movimenta a economia local. Nas atividades desta semana damos visibilidade a um trabalho contínuo desenvolvido em nossas escolas — explicou a secretária municipal de Educação, Angélica Rodrigues.

Coordenadora de Alimentação e Nutrição Escolar do município, Jacqueline Paes ressalta que o trabalho de orientação para alimentação saudável envolve toda a comunidade escolar. “A equipe técnica de nutricionistas da Secretaria de Educação também atua na conscientização de alunos, professores, funcionários, pais e responsáveis sobre a necessidade de adotar práticas alimentares mais saudáveis. Os alimentos ultraprocessados contêm altos índices de açúcares, gorduras e sódio, além de aditivos químicos altamente nocivos à saúde”, pontuou.

Galeria de mídia


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2024 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes