Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas

Ginásio de Esportes de São João da Barra será reinaugurado no sábado, dia 04 de maio

Cultura
São João da Barra celebra Semana Nacional de Museus até o próximo domingo (21)
PUBLICADO POR: LEONARDO FERREIRA | PORTALOZK.COM - 17/05/2023 - 06:04

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

A Semana Nacional de Museus começou oficialmente em São João da Barra na última segunda-feira (15) e vai até o próximo domingo, dia 21 de maio, sempre das 09h às 17h, com uma vasta programação. Entre as atrações estão a exposição “Genecy Mendonça (Dodozinho), sua longa estrada!”, na Casa de Cultura João Oscar do Amaral Pinto (Antiga Casa de Câmara e Cadeia), aberta oficialmente no primeiro dia. A mostra tem como base o livro lançado em fevereiro deste ano pela historiadora e escritora Tania Aquino e conta com um acervo do homenageado, que é um dos nomes mais importantes da política de São João da Barra, governando o município por dois mandatos e sendo vice-prefeito em quatro oportunidades.

No primeiro dia das atividades comemorativas também houve, na Estação das Artes Derly Machado, abertura da exposição “Artesanato local/Bem-estar em produzir” e roda de conversa sobre a estação ferroviária local com o historiador André Pinto e com o ferroviário aposentado Moacir Carolino dos Reis, 92 anos. Sanjoanense e morador de Barcelos, ele trabalhou em locomotivas desde os 14 anos, tendo aprendido o ofício com o seu pai, que era também maquinista na Usina São José. Moacir aprendeu a pilotar a locomotiva que seu pai trabalhava, a 220. Anos mais tarde foi trabalhar na Usina Barcelos e por lá ficou até se aposentar.

Ao contar suas experiências como ferroviário, Moacir lembrou o dia em que viu de perto o presidente Getúlio Vargas, quando esteve na Usina Barcelos em visita. "Depois de aposentado, fui convidado pelo gerente e também presidente do Sesc Mineiro de Grussaí para implementar a primeira ferrovia indoor do Norte Fluminense. Dali em diante, atuei conduzindo milhares de turistas nos vagões puxados por sua maria-fumaça. Com a chegada da pandemia, abandonei de vez o ofício", contou Moacir, que desde 1958 não entrava no prédio onde funcionou a estação ferroviária de São João da Barra, hoje Estação das Artes Derly Machado.

Programação — No Palácio Cultural Carlos Martins, o público pode conferir a mostra “Nosso carnaval: arte e tradição”, até o dia 21. Nos dias 15, 17 e 19 de maio, no mesmo local, acontecem as palestras “Lei da atração: o que estamos atraindo para nossas vidas?”, às 10h, e “Fitoterapia: o poder das plantas medicinais”, às 14h30.

No CineTeatro São João serão exibidos, nesta quarta-feira (17), os filmes “DivertidaMente”, às 09h e “Red, crescer é uma fera”, às 13h30. Já no Salão do Palácio Cultural Carlos Martins, às 15h, terá a palestra “Fortalecimento, novas descobertas e bate-papo sobre a biografia de Narcisa Amália, poeta da liberdade", ao qual o prédio histórico do Centro Cultural leva o seu nome.

As exposições “Genecy Mendonça (Dodozinho), sua longa estrada!”, na Casa de Cultura João Oscar do Amaral Pinto (Antiga Casa de Câmara e Cadeia), e “Artesanato local/Bem-estar em produzir”, na Estação das Artes Derly Machado, prosseguem até o dia 21, aberta ao público sempre das 09h às 17h.

A Semana Nacional de Museus é coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e acontece em comemoração ao Dia Nacional dos Museus (18 de maio). O tema desta 21ª edição é “Sustentabilidade e Bem-Estar”. Esta é a primeira vez que o município participa da Semana Nacional de Museus por iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura. O objetivo é reforçar a importância da riqueza histórica e arquitetônica dos equipamentos culturais locais no contexto estadual e nacional.


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2024 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes