Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas

Caso morador de São João da Barra e amigos: homem morto após ser espancado em Salvador não era morador de rua e tinha filho de 03 anos, diz irmão

Cultura
São João da Barra celebra Semana Nacional de Museus até o próximo domingo (21)
PUBLICADO POR: LEONARDO FERREIRA | PORTALOZK.COM - 17/05/2023 - 06:04

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

A Semana Nacional de Museus começou oficialmente em São João da Barra na última segunda-feira (15) e vai até o próximo domingo, dia 21 de maio, sempre das 09h às 17h, com uma vasta programação. Entre as atrações estão a exposição “Genecy Mendonça (Dodozinho), sua longa estrada!”, na Casa de Cultura João Oscar do Amaral Pinto (Antiga Casa de Câmara e Cadeia), aberta oficialmente no primeiro dia. A mostra tem como base o livro lançado em fevereiro deste ano pela historiadora e escritora Tania Aquino e conta com um acervo do homenageado, que é um dos nomes mais importantes da política de São João da Barra, governando o município por dois mandatos e sendo vice-prefeito em quatro oportunidades.

No primeiro dia das atividades comemorativas também houve, na Estação das Artes Derly Machado, abertura da exposição “Artesanato local/Bem-estar em produzir” e roda de conversa sobre a estação ferroviária local com o historiador André Pinto e com o ferroviário aposentado Moacir Carolino dos Reis, 92 anos. Sanjoanense e morador de Barcelos, ele trabalhou em locomotivas desde os 14 anos, tendo aprendido o ofício com o seu pai, que era também maquinista na Usina São José. Moacir aprendeu a pilotar a locomotiva que seu pai trabalhava, a 220. Anos mais tarde foi trabalhar na Usina Barcelos e por lá ficou até se aposentar.

Ao contar suas experiências como ferroviário, Moacir lembrou o dia em que viu de perto o presidente Getúlio Vargas, quando esteve na Usina Barcelos em visita. "Depois de aposentado, fui convidado pelo gerente e também presidente do Sesc Mineiro de Grussaí para implementar a primeira ferrovia indoor do Norte Fluminense. Dali em diante, atuei conduzindo milhares de turistas nos vagões puxados por sua maria-fumaça. Com a chegada da pandemia, abandonei de vez o ofício", contou Moacir, que desde 1958 não entrava no prédio onde funcionou a estação ferroviária de São João da Barra, hoje Estação das Artes Derly Machado.

Programação — No Palácio Cultural Carlos Martins, o público pode conferir a mostra “Nosso carnaval: arte e tradição”, até o dia 21. Nos dias 15, 17 e 19 de maio, no mesmo local, acontecem as palestras “Lei da atração: o que estamos atraindo para nossas vidas?”, às 10h, e “Fitoterapia: o poder das plantas medicinais”, às 14h30.

No CineTeatro São João serão exibidos, nesta quarta-feira (17), os filmes “DivertidaMente”, às 09h e “Red, crescer é uma fera”, às 13h30. Já no Salão do Palácio Cultural Carlos Martins, às 15h, terá a palestra “Fortalecimento, novas descobertas e bate-papo sobre a biografia de Narcisa Amália, poeta da liberdade", ao qual o prédio histórico do Centro Cultural leva o seu nome.

As exposições “Genecy Mendonça (Dodozinho), sua longa estrada!”, na Casa de Cultura João Oscar do Amaral Pinto (Antiga Casa de Câmara e Cadeia), e “Artesanato local/Bem-estar em produzir”, na Estação das Artes Derly Machado, prosseguem até o dia 21, aberta ao público sempre das 09h às 17h.

A Semana Nacional de Museus é coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e acontece em comemoração ao Dia Nacional dos Museus (18 de maio). O tema desta 21ª edição é “Sustentabilidade e Bem-Estar”. Esta é a primeira vez que o município participa da Semana Nacional de Museus por iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura. O objetivo é reforçar a importância da riqueza histórica e arquitetônica dos equipamentos culturais locais no contexto estadual e nacional.


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2024 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes