Os jovens de São João da Barra participaram do projeto "Estúdio Arte - Foto e Vídeo", de agosto a outubro. Este programa proporcionou uma formação gratuita em fotografia e vídeo, permitindo que os participantes expressassem sua arte através de diversas ferramentas para produção de fotos e vídeos de alta qualidade.
Os objetivos do projeto incluíram criar oportunidades de renda e trabalho para os jovens através do aprendizado de técnicas nessas áreas. Além disso, visaram desenvolver artisticamente os participantes, destacando seus trabalhos em exposições.
O projeto teve como propósito fornecer uma base sólida de conhecimento sobre o tema, introduzindo os jovens à história e evolução da fotografia e do vídeo. Buscou democratizar o acesso a ferramentas e técnicas de qualidade utilizando tecnologias acessíveis, como os smartphones dos próprios participantes.
Cada turma contou com 20 aulas teóricas e práticas, com duração de cerca de 90 minutos, abordando temas como: história da fotografia, técnicas de iluminação para fotos e vídeos, direção de arte, uso de ferramentas analógicas e digitais, fotografia e vídeo para redes sociais, entre outros. Cada turma também recebeu uma câmera doada e teve acesso à prática com equipamentos profissionais.
O ponto alto do projeto foi a mostra final, que apresentou uma exposição audiovisual com suporte para televisão ou projeções, além de impressões fotográficas para exibir as obras dos participantes.
O projeto "Estúdio Arte – Foto e Vídeo" destacou a arte como uma ferramenta essencial para a emancipação e expressão humanas, capacitando os jovens a utilizar fotografia e vídeo de maneira profissional. Além de desenvolver habilidades técnicas, o curso cultivou uma visão crítica e reflexiva entre os alunos em relação à linguagem visual, ampliando a compreensão sobre o papel fundamental da fotografia e do vídeo na sociedade contemporânea.
Lei de Incentivo à Cultura, o projeto ‘Estúdio Arte - Foto e vídeo’ tem a produção da Odin Cultura Entretenimento e Publicidade LTDA., apoio da Komedi e Incentivar, com patrocínio da Ferroport e realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.
Sobre a Ferroport: A Ferroport é uma joint-venture formada pela mineradora Anglo American e pela Prumo Logística, holding que desenvolve o Porto do Açu, o maior empreendimento portuário de águas profundas do Brasil. Em atividade desde 2014, é responsável pela movimentação de minério no porto-indústria e ocupa a quarta posição entre os terminais privados do país.
Sobre o Ministério: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac),que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk
E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138