Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas
Tecnologia
iOS 15, novo MacBook Pro: o que esperar da WWDC 2021
Apple deve anunciar iOS 15, iPadOS 15, macOS 12, watchOS 8 e tvOS 15, além de novo MacBook Pro; veja os rumores para o evento.
PUBLICADO POR: LEONARDO FERREIRA | PORTALOZK.COM - 06/06/2021 - 11:51

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

A WWDC 2021, conferência anual da Apple para desenvolvedores que reúne updates em sistemas operacionais da marca, acontece nesta segunda-feira (7). Seguindo o mesmo modelo da WWDC 2020, o evento da maçã ocorrerá de forma digital neste ano, em razão da pandemia da Covid-19. Para 2021, são esperados os anúncios dos sistemas iOS 15, iPadOS 15 e macOS 12 . Além disso, a maçã também pode anunciar a nova linha de MacBooks Pro.

Veja uma prévia sobre o que esperar da WWDC 2021. Vale lembrar que as informações, por enquanto, são apenas rumores, já que nenhuma delas foi confirmada oficialmente pela Apple.

iOS 15
Uma das grandes expectativas para a WWDC deste ano é o lançamento do update do sistema operacional do iPhone, o iOS 15. Até o momento, rumores apontam para mudanças no iMessage e nas notificações do sistema, que devem incluir aprimoramentos em privacidade — algo que deve seguir a mesma linha do recurso "App Tracking Transparency", lançado pela companhia em março.

As notificações também devem contar com uma nova configuração, em que será possível habilitar ou desativar os avisos a depender da situação em que o usuário se encontra. O recurso deve funcionar por meio de perfis com o status atual no usuário — se você estiver dormindo, trabalhando ou dirigindo, pode explorar uma configuração de notificação específica que não emite alarmes sonoros. Já se você estiver acordado, pode ajustar os alertas para emitirem sons, por exemplo.

Ao que tudo indica, as novas configurações ficarão disponíveis em um novo menu na Central de Controle e na Tela de Bloqueio do iPhone, e será possível modificar os ajustes entre os perfis de status com poucos toques. Além disso, as novas notificações devem permitir o envio de respostas automáticas com base no status do usuário — atualmente, o recurso está disponível apenas para usuários que estão dirigindo.

Quanto à privacidade, a Apple deve introduzir mais um recurso de segurança no iOS 15, com um novo menu que avisa quando um aplicativo está coletando dados silenciosamente. Já no iPadOS 15, as mudanças devem incluir novidades na tela inicial do iPad, e a atualização deve introduzir os widgets, atalhos que fizeram sucesso no iOS 14.

macOS 12
A nova versão do macOS também deve ser anunciada na WWDC deste ano. Para a atualização, não são esperadas grandes mudanças, além de correções de bugs e alguns aprimoramentos pontuais no sistema, já que o lançamento do último update, o macOS Big Sur, trouxe mudanças importantes no design do sistema, além de inaugurar o processo de migração de processadores — que deixaram de ser Intel para serem substituídos pelo ARM, os chips próprios da Apple.

Nesse sentido, a atualização do macOS 12 deve ser similar à de updates passados, como o Sierra e High Sierra, por exemplo, que introduziram grandes mudanças seguidas por atualizações menores. Especulações sobre o nome do novo macOS giram em torno de duas opções: Mammoth e Monterey. Ao que se sabe, os dois foram registrados pela companhia e, desde 2013, a Apple tem adotado nomes de lugares na Califórnia para batizar o sistema operacional de computadores da marca.

MacBook Pro
Um novo MacBook Pro também deve ser apresentado na WWDC 2021. No final do ano passado, a maçã apresentou os novos modelos de MacBook Air, MacBook Pro e Mac Mini com o chip M1, processador produzido pela própria Apple. A expectativa é que, para este ano, seja lançado o MacBook Pro com a nova geração do chip Apple Silicon — que poderia se chamar M1X ou M2.

Rumores apontam que o novo MacBook Pro deve chegar em duas versões, com telas de 14 e 16 polegadas e painéis mini-LED. Além disso, a Apple também deve abandonar o desenho arredondado dos dispositivos atuais, focando em um design mais reto nos próximos computadores na marca.

Segundo o site especializado MacRumors, o novo MacBook Pro também deve vir com portas que foram retiradas do modelo em 2016, e as novas versões devem vir acompanhadas de saídas HDMI e leitor de cartão SD. De acordo com o site, a TouchBar também deve ser substituída por teclas físicas Fn nas próximas versões do notebook.

watchOS 8 e tvOS 15
Ainda não há muitas informações sobre o que esperar das atualizações do watchOS e do tvOS. É possível que o novo sistema operacional do Apple Watch introduza recursos de movimento, nos quais seria possível controlar funções no relógio ao pinçar os dedos sobre a tela ou ao apertar os pulsos — funcionalidades que seriam úteis para melhorar a acessibilidade no dispositivo.

Além disso, rumores apontam para uma possível troca de nome do sistema operacional da Apple TV e HomePod, que poderia se chamar homeOS em vez de tvOS. De acordo com o MacRumors, uma lista publicada pela Apple para uma oferta de emprego de engenheiro sênior no Apple Music mencionava o "homeOS" em duas ocasiões, embora o sistema operacional não exista, até o momento. Ainda de acordo com o site, o "homeOS" descrito na lista foi substituído por "HomePod e tvOS", o que poderia indicar uma suposta união entre as marcas. *Com informações de 9to5Mac (1/2/3/4), The Verge, Engadget, MacRumors (1/2/3), PocketNow, XDA-Developers, TechTudo e TechRadar (1/2)


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2024 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes