Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas

São João da Barra Rodeio Festival acontece nos dias 10, 11 e 12 de outubro com cavalgada, rodeios mirim e profissional, provas equestres, show's e mais

Segurança
Reconhecimento facial ajuda na prisão de foragido da Justiça, em São João da Barra
Homem foi identificado pelas novas câmeras instaladas no município.
PUBLICADO POR: REDAçãO 3 | PORTALOZK.COM - 02/10/2025 - 10:00

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Um foragido da Justiça foi preso em São João da Barra após ser identificado pelas câmeras de reconhecimento facial recentemente instaladas no município pelo Governo Carla Caputi. Esse foi o primeiro caso registrado desde que os equipamentos começaram a operar, no mês de agosto.

De acordo com informações da Polícia Militar, o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) emitiu o alerta sobre a presença do suspeito, identificado pelas iniciais C.M.S.S.. A equipe do PROEIS, em conjunto com policiais que acompanhavam as imagens em tempo real, localizou o homem em um estabelecimento comercial no Centro da cidade.

Após a confirmação de um mandado de prisão em aberto, ele foi encaminhado para a 145ª Delegacia de Polícia de São João da Barra, onde permanece à disposição da Justiça.

De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública, Anderson Campinho, além de acompanhadas em tempo real, 24 horas por dia, pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) do município, a partir do convênio “190 Integrado”, as câmeras de reconhecimento facial e de leitura de placas passam a estar disponíveis também à central da Polícia Militar, otimizando o atendimento de ocorrências. Por questões estratégicas, os equipamentos instalados não terão seus locais e nem a quantidade divulgados.

“O ‘190 Integrado’ disponibiliza para a gente uma ferramenta pelo WhatsApp que é o ‘Alerta e Reconhecimento Facial’, que reúne todos os batalhões do estado e São João da Barra já está incluído, por meio do 8º BPM. Uma vez inserida uma informação sobre um suspeito, criminoso, desaparecido ou até sobre um veículo, se a localização for feita por alguma câmera de reconhecimento facial ou de leitura de placas do estado que faz parte do sistema, o batalhão daquela região é imediatamente acionado para enviar a equipe mais próxima até a ocorrência", pontuou Campinho.

Ele exemplificou situações nas quais a nova tecnologia implementada pela Prefeitura pode contribuir. "Se um foragido da Justiça de qualquer lugar estiver aqui em SJB e passar por uma dessas câmeras de reconhecimento facial, ele vai ser localizado. Se a gente inserir a foto de um desaparecido do nosso município no sistema ele pode ser identificado por câmeras de reconhecimento de diferentes cidades”, revelou.

Com a leitura de placas, as polícias vão passar a contar um banco de dados de veículos que circulam em São João da Barra, o que pode ajudar a localizar veículos que foram roubados ou furtados, além de outros utilizados para a prática de crimes no município.

Além de serem vigiadas no Ciosp e na central da PM, câmeras são acompanhadas também nas cinco Bases Integradas de Segurança, mantidas pela Prefeitura e instaladas em Cajueiro, Chapéu de Sol, Grussaí, Açu e na cabeceira da Ponte Integração Deputado João Peixoto.


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2025 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes