Um foragido da Justiça foi preso em São João da Barra após ser identificado pelas câmeras de reconhecimento facial recentemente instaladas no município pelo Governo Carla Caputi. Esse foi o primeiro caso registrado desde que os equipamentos começaram a operar, no mês de agosto.
De acordo com informações da Polícia Militar, o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) emitiu o alerta sobre a presença do suspeito, identificado pelas iniciais C.M.S.S.. A equipe do PROEIS, em conjunto com policiais que acompanhavam as imagens em tempo real, localizou o homem em um estabelecimento comercial no Centro da cidade.
Após a confirmação de um mandado de prisão em aberto, ele foi encaminhado para a 145ª Delegacia de Polícia de São João da Barra, onde permanece à disposição da Justiça.
De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública, Anderson Campinho, além de acompanhadas em tempo real, 24 horas por dia, pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) do município, a partir do convênio “190 Integrado”, as câmeras de reconhecimento facial e de leitura de placas passam a estar disponíveis também à central da Polícia Militar, otimizando o atendimento de ocorrências. Por questões estratégicas, os equipamentos instalados não terão seus locais e nem a quantidade divulgados.
“O ‘190 Integrado’ disponibiliza para a gente uma ferramenta pelo WhatsApp que é o ‘Alerta e Reconhecimento Facial’, que reúne todos os batalhões do estado e São João da Barra já está incluído, por meio do 8º BPM. Uma vez inserida uma informação sobre um suspeito, criminoso, desaparecido ou até sobre um veículo, se a localização for feita por alguma câmera de reconhecimento facial ou de leitura de placas do estado que faz parte do sistema, o batalhão daquela região é imediatamente acionado para enviar a equipe mais próxima até a ocorrência", pontuou Campinho.
Ele exemplificou situações nas quais a nova tecnologia implementada pela Prefeitura pode contribuir. "Se um foragido da Justiça de qualquer lugar estiver aqui em SJB e passar por uma dessas câmeras de reconhecimento facial, ele vai ser localizado. Se a gente inserir a foto de um desaparecido do nosso município no sistema ele pode ser identificado por câmeras de reconhecimento de diferentes cidades”, revelou.
Com a leitura de placas, as polícias vão passar a contar um banco de dados de veículos que circulam em São João da Barra, o que pode ajudar a localizar veículos que foram roubados ou furtados, além de outros utilizados para a prática de crimes no município.
Além de serem vigiadas no Ciosp e na central da PM, câmeras são acompanhadas também nas cinco Bases Integradas de Segurança, mantidas pela Prefeitura e instaladas em Cajueiro, Chapéu de Sol, Grussaí, Açu e na cabeceira da Ponte Integração Deputado João Peixoto.
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk
E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138