Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas
Segurança
Prática de mergulho no verão exige cuidados de segurança; veja dicas
Quedas em piscinas e cachoeiras são as maiores causas de acidentes, lesões e deficiências; recomendações de segurança são da Rede Lucy Montoro
PUBLICADO POR: REDAçãO 3 - 22/01/2023 - 19:46

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Na hora de dar aquele mergulho no verão, é preciso se atentar a algumas condições mínimas de segurança. Primeiramente, é necessário que haja profundidade na água para que o corpo ganhe espaço para concluir o movimento de dar braçadas (ou pernadas) e subir mais adiante.

Outra condição essencial é que não haja obstáculos sob a água, como pedras e bancos de areia, que se deslocam de forma imprevisível, ou seja, se em um dia não há nada embaixo da água, no dia seguinte pode haver.

De acordo com o médico fisiatra da Rede de Reabilitação Lucy Montoro, André Sugawara, a falta de cautela e o consumo de álcool estão entre as principais causas de acidentes. “A maior incidência dos acidentes acontece com pacientes entre 25 e 35 anos”, alerta.

E lembre-se: se não houver profundidade suficiente para o mergulho, a pessoa pode bater a cabeça contra algum obstáculo e sofrer lesão no pescoço ou na coluna vertebral, resultando em tetraplegia. Quanto mais alta e grave a lesão nas costas, mais movimentos perdem-se nos membros superiores e inferiores de forma permanente.

Veja as dicas da Rede Lucy Montoro para evitar acidentes em mergulhos:

- os banhistas devem tomar cuidado ao mergulhar em águas desconhecidas, pois podem guardar surpresas desagradáveis.- ao mergulhar em cachoeiras, observar se está mergulhando em água com mais que o dobro de sua altura.- evite entrar na água ou mergulhar se estiver embriagado.- evite participar ou permitir brincadeiras quando estiver nadando ou mergulhando.- ao mergulhar, sempre que possível, estenda os braços ao lado da cabeça para protegê-la.- evite saltar de lugares muito altos ou fazer "saltos ornamentais".


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2023 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes