Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas

Ginásio de Esportes de São João da Barra será reinaugurado no sábado, dia 04 de maio

Segurança
Pesquisa do Ministério Público estadual aponta reincidência de 29% na passagem de jovens por unidades do Degase no Rio
Do total de 43.591 adolescentes atendidos entre 2008 e 2020, 12% morreram após passagem pelo sistema e tinham, em média, 19 anos na data do óbito.
PUBLICADO POR: LEONARDO FERREIRA | PORTALOZK.COM - 07/01/2021 - 19:55

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Em 1º de janeiro deste ano, o adolescente X. foi apreendido pela polícia acusado de ser o autor de um ataque a tiros que terminou com três mortos na virada do ano em Arraial do Cabo, Região dos Lagos. Aos 15 anos, sua lista de infrações inclui homicídio, tráfico de drogas e associação ao tráfico. Em cada ato, uma passagem por unidades do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase). A última entrada no sistema, no ano passado, durou meses, e X. voltou à vida do crime. A reincidência, como no caso do jovem, é comum. Segundo números divulgados pelo Ministério Público estadual (MPRJ), três a cada dez adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no Rio de Janeiro tiveram mais de uma passagem pelo sistema, com intervalos medianos de 118 dias.

O caso de X. ilustra outro dado importante: municípios do interior do estado lideravam, em 2018 e 2019, a lista das regiões com a maior taxa de jovens com passagem por unidades socioeducativas de meio fechado (regime de semiliberdade e internação) — posição até então ocupada sempre pelas cidades da capital e da Grande Niterói. Tráfico de drogas (43,3%) é a infração mais frequente entre os 43.591 atendidos entre 2008 e setembro de 2020. E sete a cada dez adolescentes levados foram apreendidos sob suspeita de tráfico de drogas ou roubos e furtos (74,1%).

Os dados integram a pesquisa "Trajetórias – Diagnóstico da Execução de Medidas Socioeducativas de Meio Fechado no Estado do Rio de Janeiro”, sobre a trajetória de adolescentes em conflito com a lei. O relatório foi feito numa parceria do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Infância e Juventude (CAO Infância e Juventude/MPRJ) e do Centro de Pesquisas (Cenpe/MPRJ) com base na análise dos dados do Sistema de Identificação e Informação de Adolescentes (Siiad) — alimentado pelo Degase — entre janeiro de 2008 e setembro de 2020.

O número de adolescentes apreendidos por prática de ato infracional no estado do Rio de Janeiro aumentou em 66% entre 2003 e 2019, com 6 mil jovens apreendidos no último ano — uma média de 17 por dia.

O perfil dos adolescentes em unidades do Degase mostra que 94% são meninos. No geral, a média de idade na primeira passagem é de 16 (meninos) e de 15 anos (meninas). Além disso, jovens que passaram pelo sistema pela primeira vez com 14 anos ou menos têm chance maior de reincidir dentro do período de um ano, após o fim da primeira passagem (38%), quando comparados aos que passaram com 15 ou 16 anos (28%).

Segundo o MP, do total de adolescentes, 12% morreram após passagem pelo Degase e tinham, em média, 19 anos na data do óbito. Ainda dentro desse contexto, outro dado chama a atenção: o crescimento acentuado no número de mortes ao longo do tempo, especialmente a partir de 2014. Entre 2009 e 2013, por exemplo, foram registrados 932 óbitos; já entre 2014 e 2018, foram registrados 3.032 óbitos — aumento de quase 225%.

Já a tendência de interiorização dos locais de residência desses jovens é maior nas cidades de Porto Real, Barra Mansa, Itatiaia e Volta Redonda, no Sul Fluminense; Bom Jesus do Itabapoana, Quissamã, Santo Antônio de Pádua, São João da Barra e Miracema, no Norte Fluminense; e em Búzios, São Pedra da Aldeia e Arraial do Cabo, na Região dos Lagos.

Considerando todos os adolescentes com registro no sistema, 57,4% deles já passaram por uma unidade localizada em um município diferente do de residência. Para jovens com residência fora da capital fluminense, o número é maior e chega a 92,7%. Para os promotores, os percentuais podem ser explicados pela ausência de descentralização das unidades do Degase, que estão localizadas em 14 dos 92 municípios fluminenses. *Com informações Diego Amorim Jornal O Globo


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2024 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes