A Guarda Civil Municipal (GCM) dá continuidade ao trabalho de conscientização e orientação para ciclistas e motoristas sobre o uso correto das ciclofaixas, com o objetivo de evitar a aplicação de multas e a ocorrência de acidentes. A orientação também buscou sanar as dúvidas da população sobre essas vias que totalizam 62,5 Km de extensão na cidade, com um total de 28 ciclofaixas e 14 ciclovias, conforme dados do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT).
A principal dúvida está na preferência do carro ou da bicicleta em trechos onde há um encontro das vias com as ciclofaixas e sobre quem deve parar e dar passagem ao outro: o veículo de grande porte ou o de pequeno porte.
Segundo a Guarda Civil Municipal, desde janeiro, 85 proprietários de veículos foram notificados por estarem transitando nas ciclofaixas. A multa para essa infração, considerada gravíssima, é de R$ 880,41. O condutor ainda perde sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Outros 56 motoristas receberam notificação por terem estacionado e 19 por terem parado nas ciclofaixas. A infração é considerada grave e a penalidade é uma multa no valor de R$ 195,23, acrescida da perda de cinco pontos na CNH.
“É sempre importante observar a sinalização do local. O Código Nacional de Trânsito diz que o veículo de maior porte é responsável pelo o de menor porte. Nas ciclofaixas, como nas ruas, existe uma sinalização no chão que orienta o ciclista a parar, e mesmo não sendo motorizado, a bicicleta é sim um veículo que também tem que respeitar as sinalizações de trânsito, que está posta não para atrasar ou dar preferência, e sim para garantir a segurança de todos” explica o guarda civil e coordenador de Trânsito da GCM, Batista Cardoso.
O guarda ainda reitera que o motorista também precisa tomar cuidado e respeitar a norma do Código Nacional de Trânsito de manter uma distância segura de um metro e meio do ciclista, para evitar o risco de colisão.
“É importante ter em mente que cada veículo tem seu espaço adequado para transitar: a ciclofaixa e ciclovias para o ciclista e a pista para os motoristas. Ainda segundo o Código de Trânsito, o veículo de grande porte tem responsabilidade pelo de pequeno porte. Se os veículos, cada um de acordo com seu porte, transitarem nas faixas adequadas e respeitarem as normas de trânsito, o risco de termos um acidente reduz bastante”, concluiu o coordenador.
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk
E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138