A vacinação é a melhor maneira de se proteger contra doenças imunopreveníveis. E, por isso, a Secretaria Municipal de Saúde—SMS mantém a aplicação dos imunizantes para crianças, adolescentes, adultos e idosos de forma ininterrupta aos finais de semana. E, para ser vacinado neste sábado (15) e domingo (16), basta ir ao Centro Municipal de Imunização e Testes Neonatal, que funciona na sede do órgão, na rua Gil de Góis, nº 157, Centro. O atendimento acontece das 8h às 17h.
“As vacinas protegem contra inúmeras doenças infecciosas que podem se espalhar facilmente entre pessoas não vacinadas, por isso, estamos sempre reforçando a necessidade da atualização da caderneta. Além das vacinas infantis, existem vacinas de rotina para adolescentes, gestantes, adultos e pessoas idosas. É extremamente importante que todos se vacinem”, reforça o assessor técnico de Imunização da SMS, Leonardo Cordeiro.
No Centro Municipal de Imunização, crianças acima de 2 meses podem receber a Vacina Inativada contra Poliomielite (VIP), Hepatite A e B, Pentavalente, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Febre Amarela e DTP.
Os adolescentes, recebem HPV quadrivalente, Tríplice Viral, Hepatite B, Febre Amarela, Vacina Difteria e Tétano (dT) e meningocócica ACWY. Já para os adultos e idosos são dT, Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice Viral, dTpa - acelular. As gestantes também devem receber a vacina dTpa a partir da 20ª semana de gestação.
Também faz parte do calendário de rotina do Sistema Único de Saúde —SUS a vacina contra a Covid-19. Ela está disponível para as crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, independentemente de ter iniciado ou não a proteção contra a doença com vacinas anteriores, pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas.
A vacina também pode ser feita por pessoas imunossuprimidas; pessoas com deficiência permanente ou comorbidades, trabalhadores da saúde; pessoas que vivem ou trabalham em Instituições de Longa Permanência (ILP); indígenas; ribeirinhos; quilombolas; pessoas privadas de liberdade; funcionários do sistema de privação de liberdade; adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas; e população em situação de rua.
Para receber as vacinas é necessário apresentar documento com foto, CPF ou Cartão do SUS e a caderneta de vacinação, no caso das crianças e adolescentes.
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk
E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138