Grávidas, a partir da 28ª semana de gestação, já encontram em unidades da rede municipal de Saúde de São João da Barra a vacina contra o vírus sincicial respiratório, conhecida como a "vacina da bronquiolite", que a ajuda prevenir casos em recém-nascidos. A dose única protege contra o dois tipos de vírus sincicial respiratório, A e B (confira ao fim do texto os locais e dias da vacinação).
Os imunizantes, disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), chegaram ao município na última terça-feira, 9, e já no dia seguinte foram distribuídos pela Secretaria de Saúde de São João da Barra, por meio da Coordenadoria de Imunização, aos seis distritos.
“Nessa primeira remessa recebemos 135 doses, distribuídas nos seis distritos de forma proporcional ao número de gestantes cadastradas. Gradativamente receberemos mais doses, pois é uma vacina que está incorporada no calendário de vacinação da gestante de forma permanente. A vacina é segura e eficaz, sendo liberada pela Anvisa após rigoroso controle de qualidade. No Brasil, ela está disponível na rede privada desde 2024 e agora está disponível de forma gratuita em toda rede SUS”, destacou o coordenador de Imunização, Paulo César Rios.
Ainda segundo ele, o objetivo é vacinar a gestante para que desenvolva anticorpos e os transmita para seu bebê através da placenta, fornecendo proteção nos primeiros meses de vida da criança, período de maior vulnerabilidade para bronquiolite por vírus sincicial respiratório.
A empreendedora Jéssica Borges de Oliveira está na 35ª semana de gestação do primeiro filho, o Brayan, e já garantiu a sua dose na unidade da Estratégia Saúde da Família (ESF) de Cajueiro nessa terça. Ela utilizou a própria rede social e a do seu negócio no ramo de doces para convocar a todas as gestantes de SJB que podem ser vacinadas.
“Olá meninas, vocês que estão grávidas como eu. Estou aqui no postinho de Cajueiro, sendo a primeira gestante a tomar a vacina contra a bronquiolite. Se você está com mais de 28 semanas, vem tomar também para proteger o seu bebê”, convocou Jéssica, que ao ficar sabendo da disponibilização da vacina no município logo buscou a unidade.
“Essa vacina contra a bronquiolite foi uma paz que deu no meu coração, porque se acontecer do meu bebê ficar doente, pegar uma gripe ou algo assim, não vai ter uma intercorrência grave. Isso me tranquiliza muito”, ressaltou a gestante.
O coordenador de Imunização explicou que a vacina pode ser aplicada no mesmo dia ou com qualquer intervalo entre os outros imunizantes do calendário da gestante, dT, dTpa, Covid, Influenza e Hepatite B.
“Os eventos adversos podem ou não ocorrer, assim como nas demais vacinas, mas em geral são passageiros, podendo ocorrer dor local, edema, vermelhidão, fadiga, dor de cabeça e no corpo. Vacina contraindicada para os alérgicos aos componentes da vacina, incluindo glicoproteína do vírus sincicial A e B, trometamol, sacarose, manitol, polissorbato 80, cloreto de sódio e água para injeção”, finalizou Paulo César Rios.
Veja as unidades e cronograma de datas e horários de vacinação:
ESF Açu - Segunda e terça-feira de 9h às 16h
ESF Atafona - Quarta-feira de 9h às 16h
ESF Barcelos - Segunda a sexta-feira de 9h às 12h
ESF Cajueiro - Quarta-feira de 9h às 13h
ESF Carrapicho - Terça a sexta-feira de 9h às 16h
ESF Grussaí Centro - Segunda e terça-feira de 9h às 12h
ESF Grussaí Lagoa - Quarta e quinta-feira de 9h às 12h
ESF Mato Escuro - Terça e quinta-feira de 9h às 16h
ESF Nova SJB - Terça e sexta-feira de 9h às 16h
ESF Palacete - Segunda a sexta-feira de 9h às 16h
ESF Sede - Segunda a quinta-feira de 9h às 16h
UBS Quixaba - Quarta-feira de 9h às 15h
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk
E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138