A Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), manterá todas as Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) que prestam serviço de urgência e emergência, funcionando normalmente durante os quatro dias de folia. As unidades oferecem suporte médico 24 horas, o que é crucial diante de um possível aumento da demanda no período do Carnaval.
A diretora de gestão das UPHs, Bruna Vassimon, informou que todas as unidades possuem ambulância avançada para o caso de transferência e/ou realização de exames de imagens, quando necessário. “As UPHs de Ururaí e Travessão possuem atendimento pediátrico e adultos, todos os dias da semana, incluindo fins de semana e feriados. Já a Clínica da Criança, é uma unidade com atendimento exclusivo pediátrico e a UPH da Saldanha Marinho voltada ao adulto. A unidade do Farol de São Tomé recebeu um reforço na equipe desde dezembro. Lá, oferecemos clínica médica, pediatria e ortopedia e, também, um ambulatório para pequenas cirurgias”, pontuou a diretora.
Vassimon acrescenta que as Unidades Pré-Hospitalares oferecem, ainda, odontologia 24h e contam com uma equipe de enfermagem completa com serviço de vacina, curativos, entre outros.
CLASSIFICAÇÃO DE RISCO – Assim como nos hospitais, as UPHs prestam atendimento de acordo com a classificação de risco, feita por meio de prontuário e cores, que determinam os níveis de gravidade de cada paciente. “O objetivo da classificação de risco é você conseguir otimizar o seu atendimento, priorizando a fila por ordem de necessidade e gravidade. A partir do primeiro atendimento na triagem, o paciente é classificado pelas cores azul, verde, amarelo, laranja e vermelho”, completou Bruna.
O Protocolo Manchester é um dos métodos mais utilizados no mundo todo na classificação de risco dos pacientes que buscam atendimento nas unidades hospitalares e pré-hospitalares 24h. Dessa forma, o tempo de espera para casos graves é bem menor, tendo uma maior eficiência.
ENTENDA O PROTOCOLO MANCHESTER
VERMELHO: EMERGÊNCIA
É destinada aos pacientes que se encontram em estado gravíssimo e com risco de morte, os quais necessitam de atendimento imediato;
LARANJA: MUITO URGENTE
Essa cor é para casos considerados muito urgentes e com risco significativo de morte. O tempo de espera aproximado é de até 10 minutos;
AMARELO: URGENTE
Abrange os casos urgentes de gravidade moderada com necessidade de atendimento médico, mas sem riscos imediatos. O tempo médio de espera é de até 60 minutos;
VERDE: POUCO URGENTE
A cor verde é para casos considerados menos graves. O tempo de espera pode ser de até 2 horas;
AZUL: NÃO URGENTE
Por fim, a cor azul representa a classificação mais simples para casos em que o paciente pode aguardar atendimento ou ser encaminhado para outra unidade de saúde. O tempo de espera pode ser de até 4 horas.
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk
E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138