As infecções do trato respiratório, como gripe, bronquiolite, pneumonias, alergias, entre outras, aumentam significativamente no outono (30%) e no inverno (50%). Sem medidas de prevenção, como a vacinação em dia, podem ocorrer complicações graves que levam a internações, sobrecarregando o sistema de saúde. O município de Campos possui uma rede de assistência com mais de 50 Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF), Policlínicas, além das Unidades Pré-Hospitalares (UPH) e a Clínica da Criança para atender casos emergenciais e mais graves.
A diretora de gestão das UPH’s, Bruna Vassimon, informa que as UPH´s, que funcionam 24 horas, atendem casos respiratórios graves e febre alta persistente, onde pacientes podem ser atendidos sem agendamento. Bem como acontece na Clínica da Criança, em Guarus, que é uma referência em emergência pediátrica e conta com 20 leitos para internação. As UBSs, por outro lado, oferecem atendimento ambulatorial e requerem agendamento para consultas.
“As crianças devem buscar clínicas específicas, como a Clínica da Criança ou UPH’s com pediatras, como a de Farol, Ururaí e Travessão. Para um tratamento mais prolongado, a sugestão é procurar uma UBS mais próxima, que também conta com pediatria e clínica médica, para um acompanhamento ambulatorial”, reforçou.
Como forma de prevenção, Bruna orienta para que os pais e responsáveis mantenham as vacinas de seus filhos em dia. “A imunização é fundamental para prevenir complicações graves de doenças respiratórias que podem levar a internações. Vacinas contra a Influenza, que previne a gripe, e contra a Covid-19 são essenciais para proteger a saúde das crianças”, aconselhou.
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk
E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138