A unidade móvel do Hemocentro Regional de Campos (HRC) retoma as atividades externas neste mês de fevereiro, após passar por um período de manutenção preventiva. A retomada das coletas itinerantes tem como objetivo reforçar os estoques de sangue e, principalmente, facilitar o acesso à doação para pessoas que enfrentam dificuldades de deslocamento até a sede do Hemocentro, levando o serviço para mais perto da população.
De acordo com a assistente social do HRC, Maria Gonçalves, o retorno das coletas acontece de forma gradual neste início de ano, em função do feriado de Carnaval, mas já contempla ações importantes fora da sede. O primeiro município a receber a unidade móvel será São João da Barra, com duas datas programadas.
“As coletas externas voltam agora em fevereiro, ainda em menor quantidade por conta do Carnaval. Vamos iniciar por São João da Barra, com duas saídas: a primeira em frente à Santa Casa de Misericórdia e a segunda no Açu. É uma boa oportunidade para quem mora no município e ainda não fez a primeira doação do ano. A partir de março, nossa agenda já estará aberta e vamos seguir com as coletas até o fim do ano. Elas acontecem sempre às terças e quintas-feiras, e quem tiver interesse em agendar a unidade móvel pode entrar em contato conosco por telefone ou e-mail”, explicou.
Maria Gonçalves também reforça a importância da mobilização coletiva para o sucesso das ações. “A unidade móvel é fundamental porque aproxima as pessoas do HRC. Quando vamos a outros municípios, geralmente atendemos quem não tem como vir até Campos. O mesmo acontece em empresas, onde o trabalhador consegue doar sem precisar sair do local de trabalho. Além disso, Campos é um município muito extenso, com bairros e distritos afastados do centro, e o ônibus facilita esse acesso. Para as coletas externas, pedimos uma lista inicial com cerca de 50 candidatos, pois grupos pequenos devem procurar diretamente a sede do Hemocentro”, destacou.
A solicitação para visita da unidade móvel pode ser feita pelos telefones (22) 98173-0463 e (22) 98175-2599, das 8h às 17h, ou pelo e-mail socialhemo2021@gmail.com.
COMO DOAR SANGUE
Para ser doador, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 60 anos ou até 69 anos, caso já tenha doado antes dos 60, pesar mais de 50 quilos e apresentar documento original com foto. O doador deve estar descansado, ter feito refeições leves e sem gordura nas três horas que antecedem a doação e evitar atividades físicas intensas nas cinco horas anteriores. Homens podem doar a cada 60 dias e mulheres a cada 90 dias, respeitando o tempo necessário para a reposição dos estoques de ferro no organismo.
A sede do Hemocentro Regional de Campos funciona diariamente, das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados. O Hemocentro está localizado anexo ao Hospital Ferreira Machado, na Rua Rocha Leão, nº 2, no bairro do Caju, com entrada pelo estacionamento.
AGENDA DA UNIDADE MÓVEL EM FEVEREIRO:
05/02: Santa Casa de Misericórdia de São João da Barra
24/02: Praia do Açu, em São João da Barra.
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk
E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138