Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas

Com entrada gratuita, Samba do Cais terá Matheuzinho, Andrade e DJ Kauã Braz neste sábado (13), em Campos, com transmissão do jogo Brasil x Marrocos no telão

Saúde
Últimas semanas para vacinação contra o HPV de jovens até 19 anos, em Campos
PUBLICADO POR: REDAçãO 3 | PORTALOZK.COM - 13/06/2026 - 16:50

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

A Secretaria Municipal de Saúde reforça o alerta para adolescentes e jovens que ainda não receberam a vacina contra o HPV. A campanha de resgate para não vacinados, destinada ao público de 15 a 19 anos, entra em suas últimas semanas e segue até o próximo dia 30 de junho. Após esse período, a vacinação voltará a contemplar apenas o público da rotina, formado por meninas e meninos de 9 a 14 anos.

 

Apesar do avanço, a adesão ainda está abaixo do esperado, o que motivou o Ministério da Saúde a prorrogar a campanha que inicialmente teria fim em dezembro de 2025. Desde o início da estratégia, em julho de 2025, foram aplicadas 5.595 doses da vacina contra o HPV no município. O público estimado é de 13.011 adolescentes e jovens aptos a receber a dose única da vacina contra o HPV.

 

O coordenador do Programa Municipal de Imunização (PMI), Leonardo Cordeiro, destaca que a vacina já integra o Programa Nacional de Imunizações (PNI) há vários anos, mas a procura pelo imunizante apresentou queda nos últimos anos. Segundo ele, a estratégia de resgate foi criada justamente para alcançar adolescentes e jovens que perderam a oportunidade de se vacinar na faixa etária recomendada.

 

Com o encerramento da campanha se aproximando, o coordenador reforça a importância de que os jovens procurem uma sala de vacinação para garantir a proteção oferecida pelo imunizante.

 

“O HPV está relacionado a diferentes tipos de câncer e também às verrugas genitais. A vacina é uma importante ferramenta de prevenção e protege contra doenças que podem trazer consequências graves para a saúde. Estamos fazendo esse chamamento para que ninguém perca essa oportunidade de receber gratuitamente uma vacina que, fora do Sistema Único de Saúde, possui custo elevado”, ressaltou.

 

A vacina contra o HPV é aplicada em dose única e protege contra diversos tipos de câncer, incluindo os de colo do útero, ânus, pênis, garganta, vulva e vagina, além das verrugas genitais. O imunizante é indicado tanto para meninas quanto para meninos.

 

Além desse público, a vacina é destinada a grupos especiais, como pessoas que vivem com HIV; transplantados de órgãos sólidos ou de medula óssea; pacientes oncológicos com idade entre 9 e 45 anos; vítimas de abuso sexual entre 15 e 45 anos que não tenham sido vacinadas; pacientes com papilomatose respiratória recorrente; e usuários da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), entre 15 e 45 anos.

A vacina está disponível em mais de 30 salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h. O imunizante também pode ser encontrado no Centro Municipal de Imunização, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados e domingos, das 8h às 17h.

 

Os grupos especiais devem procurar o Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie), que atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

 

Para receber a vacina, é necessário apresentar documento com foto, CPF, cartão do SUS e caderneta de vacinação.

 

 


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
2004-2026 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes