Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas
Saúde
Suspensas durante a pandemia, cirurgias de catarata são retomadas em São João da Barra
O agendamento está sendo feito pelos profissionais da regulação, que entram em contato por telefone com os pacientes.
PUBLICADO POR: LEONARDO FERREIRA - 23/09/2022 - 11:53

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

A Prefeitura de São João da Barra retomou a realização de cirurgias de catarata na Santa Casa de Misericórdia, que foram suspensas durante a pandemia da Covid-19. Na quinta-feira (22), os primeiros 50 pacientes da fila de espera passaram por consulta e exames e terão suas cirurgias marcadas já para as próximas semanas. Mais 50 pacientes estão sendo atendidos nesta sexta-feira (23). O mutirão vai continuar até que a fila seja zerada. O agendamento está sendo feito pelos profissionais da regulação, que entram em contato por telefone com os pacientes.

No primeiro dia do retorno das consultas e exames a prefeita Carla Caputi, acompanhada da secretária municipal de Saúde, Arleny Valdés, esteve na Santa Casa e conversou com os pacientes e os profissionais de saúde. “Ficamos muito tempo sem poder realizar cirurgias por causa da pandemia, mas agora estamos conseguindo retomar não só de catarata, mas várias outras, e o mais importante para os sanjoanenses é que são feitas no próprio município”, destacou a prefeita.

Durante o mutirão o paciente passa pela consulta com a oftalmologista e no mesmo dia realiza os quatro exames necessários. Ele também retorna à médica logo após os exames e já sai com a prescrição para a cirurgia, que é agendada para 15 dias ou no máximo 30, dependendo do estado de saúde de cada paciente.

A cirurgia da dona de casa Zilma Pereira, 83, moradora da Vila Esperança, em Atafona, deve ser confirmada já para as próximas duas semanas. Ela foi atendida no primeiro dia do mutirão e já passou pelos exames oftalmológicos. Zilma foi operada de catarata do olho esquerdo há oito anos e agora a cirurgia será no olho direito. “Estou muito aliviada por conseguir a cirurgia e principalmente porque será em São João da Barra. A cirurgia que fiz do olho esquerdo foi em Niterói e foi bem mais difícil para mim e para minha família”.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que estão sendo retomadas na Santa Casa as cirurgias ginecológicas, urológicas e ortopédicas e também cirurgia geral. Além disso, o município passa a contar com tratamento de varizes com espuma e será ampliada a oferta de pequenas cirurgias e exames diagnósticos. Também houve ampliação das cirurgias de cabeça e pescoço.


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2022 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes