Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas

Colisão carro e moto deixa um motociclista ferido na saída da rotatória da Av. Genecy Mendonça, em São João da Barra

Saúde
Seis transplantados são contaminados com HIV após receberem órgãos no Estado do Rio de Janeiro, diz rádio; SES/RJ confirma informação
É a primeira vez que isso acontece no Brasil. Dois doadores eram soro positivo, mas o exame feito pelo laboratório, na época da morte, deu negativo. O número de pessoas infectadas pode chegar a 600.
PUBLICADO POR: LEONARDO FERREIRA | PORTALOZK.COM - 11/10/2024 - 12:00

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Seis pessoas testam positivo para HIV após receberem órgãos transplantados no Estado do Rio de Janeiro, noticiou nesta sexta-feira (11), a rádio BandNews FM RJ. Dois doadores eram soropositivos, mas o exame feito pelo laboratório, na época da morte, deu negativo. É a primeira vez que isso acontece no Brasil. A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, SES/RJ, confirmou a informação. A notificação do primeiro caso foi feita no dia 10 de setembro.

O procedimento para transplantes no Brasil começa no atestado de morte encefálica, contato com a família e, em seguida, análise clínica e biológica do doador. Foi nesse momento que houve o erro. O exame feito para constatar se o órgão está contaminado com alguma doença deu negativo para todas e, com isso, a doação seguiu.

O paciente recebeu um coração e começou a se sentir mal nove meses depois. Ele procurou uma unidade de saúde e depois de inúmeros exames testou positivo para o vírus HIV. Outros 288 doadores estão sendo testados pelo Hemorio para saber se há mais casos registrados. O número de pessoas infectadas pode chegar a 600.

Depois da primeira notificação, a Secretaria Estadual de Saúde começou o contato com os transplantados que receberam os órgãos. Entre os transplantes feitos estão os de rins, fígado e coração.

O laboratório passou por uma fiscalização da Anvisa, após a notificação, e está interditado porque foram encontradas inúmeras irregularidades. Entre elas, a falta de kits para exames.

O PCS laboratórios tem contratos com a Secretaria Estadual de Saúde desde 2021. O serviço envolvendo o procedimento em transplantes foi contratado por R$ 11 milhões.

Para conseguir prestar serviço ao Governo do Estado, a PCS Laboratórios reuniu atestados de capacidade técnica de conhecidas empresas da área de saúde.

“Esta é uma situação sem precedentes. O serviço de transplantes no Estado do Rio de Janeiro sempre realizou um trabalho de excelência e, desde 2006, salvou as vidas de mais de 16 mil pessoas”, declarou a SES-RJ.

Segundo o governo do estado, o erro foi do PCS Lab Saleme, uma unidade privada de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, que tinha sido contratada em uma licitação no fim do ano passado para fazer a sorologia de órgãos doados.

A Coordenadoria Estadual de Transplantes e a Vigilância Sanitária Estadual interditaram o laboratório, e o caso é investigado pela Delegacia do Consumidor (Decon) da Polícia Civil.

O incidente também é investigado pelo Ministério da Saúde.


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2025 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes