Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas

Rosinha dispara contra Bruno Dauaire e questiona apoio a Eduardo Paes: “De que lado você está?”

Saúde
Saúde em Movimento conquista 2º lugar nacional em Laboratório de Inovação em Saúde do Programa Mais Médicos
PUBLICADO POR: REDAçãO 3 | PORTALOZK.COM - 20/08/2026 - 09:36

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

O projeto Saúde em Movimento, desenvolvido pela equipe da Estratégia de Saúde da Família da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Aeroporto, conquistou o 2º lugar em nível nacional no Laboratório de Inovação em Saúde do Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde. A iniciativa alcançou 140,5 pontos no eixo “Participação Popular e Abordagem Comunitária na Atenção Primária à Saúde (APS)”, destacando-se entre experiências desenvolvidas em diferentes territórios do país.

O Saúde em Movimento promove encontros regulares com a comunidade, especialmente com idosos e pessoas acompanhadas pela unidade, reunindo atividades físicas, alongamento, aferição de pressão arterial e glicemia, educação em saúde, acompanhamento dos usuários e ações de promoção e prevenção.

Mais do que estimular hábitos saudáveis, a iniciativa também criou um espaço de convivência, escuta e fortalecimento dos vínculos entre os idosos.

É o caso de Francisca Araújo Batista, de 79 anos, moradora do Parque Boa Vista que participa das atividades e destaca a importância da convivência proporcionada pelo projeto.

“É uma maravilha e um privilégio poder estar aqui. A gente faz exercícios, uma pequena caminhada e também coloca as conversas em dia. É muito bom ter uma boa conversa e falar sobre a rotina. Às vezes, em casa, não temos muito com quem conversar, porque cada um tem seus compromissos. É aqui, na convivência com os amigos, que a gente se encontra. Estou muito feliz aqui”, contou Francisca.

Outro participante que encontrou no Saúde em Movimento um espaço de acolhimento e escuta é Herval Pereira, de 74 anos. Para ele, o espaço de convivência tem sido importante em um momento de saudade e dificuldades pessoais, reforçando o papel do projeto no cuidado integral dos idosos.

“Eu estou gostando muito, tanto das atividades quanto das pessoas que me acolhem aqui e me tratam muito bem. Você se sente forte quando é ouvido. Aqui eu fico forte, porque vocês que trabalham aqui me acolhem. Em casa eu fico triste, porque perdi minha esposa. Aqui eu sinto prazer, consigo conversar e me sinto acolhido”, relatou.

Ao longo do desenvolvimento da iniciativa, também foram incorporadas outras estratégias de cuidado, como as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), entre elas a auriculoterapia, fortalecendo a proposta de oferecer um cuidado integral e próximo da população.

Para a subsecretária de Atenção Primária à Saúde, Ana Carolina Xavier, o resultado demonstra a importância da articulação entre gestão, profissionais e comunidade para a construção de práticas qualificadas no território.

“Uma Secretaria de Saúde não produz cuidado sozinha. Ela precisa criar condições para que os profissionais da ponta possam transformar conhecimento, experiência e leitura do território em práticas qualificadas. A gestão tem o papel de abrir caminhos, apoiar, articular e dar visibilidade. E quem está no território tem a potência de produzir respostas concretas para as necessidades da população”, destacou.

Ana Carolina também ressaltou que o reconhecimento nacional amplia a importância de uma experiência que nasceu no cotidiano de uma unidade de saúde.

“O Saúde em Movimento é um exemplo bonito dessa articulação. Um projeto que parte de uma necessidade real da população idosa do Aeroporto e transforma essa necessidade em uma estratégia de cuidado que articula diferentes profissionais, saberes e dimensões da saúde. O reconhecimento nacional mostra que a qualificação do trabalho desenvolvido nos territórios pode produzir conhecimento, inovação e referências para o SUS”, afirmou.

À frente da iniciativa, a médica da UBSF Aeroporto e coordenadora técnica do projeto, Mônica Fernandes, destacou que a conquista é resultado de um trabalho coletivo desenvolvido junto à comunidade.

“Mais do que uma premiação, esse resultado reforça a importância de uma Atenção Primária próxima da população, preventiva, resolutiva, humana e comprometida com a promoção da saúde e com a qualidade de vida da comunidade. Essa conquista mostra que ações construídas no território, a partir das necessidades reais da população e do trabalho conjunto de toda a equipe, podem gerar resultados importantes e alcançar reconhecimento nacional”, ressaltou.

“O segundo lugar do Saúde em Movimento nos orgulha porque reconhece o trabalho de quem está na ponta, mas também porque reafirma uma escolha: investir em uma APS que não apenas executa ações, mas que pensa, experimenta, avalia, produz conhecimento e compartilha aquilo que funciona”, concluiu Ana Carolina Xavier.


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
2004-2026 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes