Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas
Saúde
Saúde com atendimento para Profilaxia Pós-Exposição ao HIV em várias unidades
PUBLICADO POR: REDAçãO 3 | PORTALOZK.COM - 18/02/2026 - 11:07

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, oferece atendimento à Profilaxia Pós-Exposição (PEP) ao HIV em diversas unidades, incluindo as de urgência e emergência. A PEP é essencial para reduzir o risco de infecção após exposições a material biológico de risco, sendo indicada após relações sexuais desprotegidas ou em casos de violência sexual.

‌O método reduz o risco de adquirir o HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), a partir do uso de medicamentos antirretrovirais que impedem que o vírus se estabeleça no organismo após uma exposição de risco e se espalhe pelo corpo. O atendimento é voltado para quando houver exposição com material biológico com risco de transmissão do HIV; com pessoa exposta não reagente para HIV e pessoa fonte reagente para HIV ou fonte desconhecida, precisando ser iniciada idealmente nas primeiras 02 horas e em até 72 horas de exposição.

‌Já o atendimento para violência sexual, independente de gênero e idade, deve ser feito exclusivamente no Hospital Ferreira Machado (HFM). Para o público geral, o atendimento é feito nos hospitais Geral de Guarus (HGG) e São José (HSJ); no Centro de Doenças Infecto-Parasitárias (CDIP), que funciona na Rua Conselheiro Otaviano, 241, Centro, das 7h às 19h, e nas Unidades Pré-hospitalares (UPHs) de Travessão, Ururaí, Farol de São Tomé, Santo Eduardo e Saldanha Marinho.

‌O atendimento voltado para a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) acontece exclusivamente no CDIP. Nesse caso, a indicação é para as pessoas que vivem em contexto de risco e estão nos considerados grupos-chaves, entre elas, trabalhadores do sexo, travestis e transexuais, além de parceiros soro divergentes (quando um é portador do vírus HIV e o outro não).

‌“A descentralização do atendimento em várias unidades de saúde facilita o acesso à PEP, garantindo que mais pessoas possam receber tratamento imediato. O serviço também promove a conscientização sobre a prevenção do HIV, ajudando a desestigmatizar o assunto e encorajando as pessoas a buscarem ajuda”, destacou a coordenadora do CDIP, Helia Vargas.


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2026 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes