Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas

Maiza Lima é a principal atração musical desta noite em festa que celebra Nossa Senhora do Sagrado Coração, na localidade de Palacete, em São João da Barra

Saúde
Saúde amplia dias para aplicação da vacina contra a raiva humana, em Campos
Anteriormente, o imunizante era aplicado às segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h30 às 17h. Agora, a aplicação ocorre de segunda a sexta-feira, no mesmo horário
PUBLICADO POR: REDAçãO 3 | PORTALOZK.COM - 15/01/2023 - 13:36

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

O Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), que funciona na Secretaria Municipal de Saúde, ampliou, a partir deste mês de janeiro, os dias de aplicação da vacina preventiva contra a raiva humana. Anteriormente, segundo o assessor técnico de Imunização da secretaria de Saúde, Leonardo Cordeiro, a aplicação ocorria às segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h30 às 17h. “Agora, aplicamos de segunda a sexta-feira, no mesmo horário”, disse Leonardo.

Segundo ele, a medida foi adotada por determinação do Governo do Estado devido ao desabastecimento de soro e imunoglobulina antirrábica no país. Entre janeiro e dezembro de 2022, o CRIE aplicou 2.791 doses.

A vacina é indicada para crianças e adultos, podendo ser administrada antes e após a exposição ao vírus, que é transmitido para as pessoas quando a saliva do animal infectado penetra no organismo, através da pele ou mucosas, por mordedura, arranhadura ou lambedura, mesmo não existindo agressão. A mordida pode ser de cachorro ou outros animais infectados como gato, morcego, cavalo e porco, por exemplo.

Leonardo Cordeiro explicou que, em caso de acidentes por mordedura ou arranhadura por algum animal, a pessoa deve lavar o ferimento com água e sabão e procurar a emergência do Hospital Ferreira Machado (HFM) para avaliação médica.

“Se houver necessidade da vacina, o próprio Ferreira Machado encaminha o paciente para o CRIE. Vale ressaltar que, de acordo com protocolo do Ministério da Saúde, o primeiro atendimento, para avaliar se a pessoa terá que tomar a vacina ou não, tem que ser no HFM, mesmo que a vítima tenha plano de saúde”, disse ele, ressaltando que os profissionais que trabalham em clínicas veterinárias e estudantes do curso de Veterinária também podem tomar a vacina, mediante o encaminhamento de ofício para a secretaria.

A professora Jussara Salles Valle Macedo, 52 anos, precisou buscar atendimento no HFM e depois no Crie, após um cachorro de rua morder sua panturrilha. “Estava indo para a academia que fica na área central, quando passei por uns quatro cachorros que começaram a latir. Ainda tentei espantá-los, mas um deles veio e me mordeu. O ferimento não foi profundo porque estava com calça de ginástica, mas sangrou”, contou a professora, que elogiou o atendimento recebido no Ferreira Machado e no Crie.

“Foram bem atenciosos comigo”, acrescentou. O hospital atendeu, entre os meses de janeiro e dezembro de 2022, 1.723 pessoas vítimas de mordedura de cão e gato.

Segundo a secretaria de Saúde, não há casos de raiva humana no município. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), por meio das campanhas de vacinação de cães e gatos, tem contribuído para a prevenção da raiva animal e, consequentemente, humana.


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2024 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes