A Secretaria de Saúde de São João da Barra vem ampliando os cuidados com a saúde da mulher com a implantação de serviços especializados voltados ao climatério e à menopausa. O município já conta com o Ambulatório do Climatério, que funciona na Unidade Básica de Saúde Félix de Sá, na sede, às segundas-feiras, oferecendo atendimento ginecológico especializado.
O Ambulatório do Climatério é conduzido pelas médicas Maria Cláudia Menezes e Rosimere Barreto, atendendo mulheres encaminhadas pelas unidades básicas de saúde do município. O acesso ao serviço é feito por meio de solicitação médica das unidades da Estratégia Saúde da Família (ESFs), que direcionam as pacientes para avaliação especializada na Félix de Sá.
Uma das novidades é a implantação do Fraxx, um sistema de ablação que atua diretamente na mucosa vaginal, promovendo regeneração e alívio dos sintomas da atrofia genital, comum na pós-menopausa. “São pouquíssimos municípios no Brasil que oferecem esse tratamento. São João da Barra vai sair na frente na região”, afirma Maria Cláudia.
O Fraxx é indicado para mulheres que sofrem com ressecamento vaginal, dor durante as relações sexuais, incontinência urinária leve e outros sintomas decorrentes da queda hormonal. O procedimento é realizado após avaliação médica e tentativa de tratamentos convencionais, como o uso de hormônios locais e vai fazer parte de um dos protocolos do ambulatório.
Ginecologista da rede municipal, Maria Cláudia Menezes explica que o climatério é a fase de transição que antecede a menopausa, marcada por sintomas como ondas de calor (fogachos), sudorese noturna, ressecamento vaginal, alterações de humor, perda de libido, dores articulares, irregularidade menstrual e até dificuldades cognitivas. “É um período que exige atenção e cuidado, pois afeta diretamente a qualidade de vida da mulher. E muitas vezes, por falta de informação ou medo da reposição hormonal, essas mulheres deixam de buscar ajuda”, destaca a médica.
Atualmente o município oferece opção de tratamento hormonal oral sempre com acompanhamento médico e avaliação individualizada. “Hoje sabemos que os benefícios da reposição hormonal superam os riscos na maioria dos casos. A principal contraindicação é o câncer de mama já diagnosticado. Mas mesmo mulheres com histórico familiar podem ser avaliadas para uso seguro”, explica a ginecologista.
A médica reforça que há uma janela de oportunidade para iniciar a reposição hormonal, até 10 anos após a última menstruação e que, nesse período, é possível prevenir doenças como infarto, AVC, osteoporose e melhorar sintomas como insônia, irritabilidade, fogachos, baixo libido. “O Ambulatório do Climatério é mais do que um espaço de atendimento médico, é um lugar de escuta, acolhimento e orientação. A mulher de hoje vive uma sobrecarga enorme, e isso impacta diretamente sua saúde. Precisamos cuidar dela com respeito, informação e acesso a tratamentos modernos”, conclui Maria Cláudia.
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk
E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138