São João da Barra acaba de ganhar o Grupo Técnico de Enfrentamento às Arboviroses, que são doenças causadas por vírus, principalmente os mosquitos. De forma intersetorial, o grupo criado na quarta-feira, 8, além da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), reúne as secretarias de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Obras e Serviços, Comunicação Social, Assistência Social e Direitos Humanos, Educação, Transporte e Trânsito e Coordenadoria de Defesa Civil. O objetivo é somar esforços evitar e combater doenças como a Dengue, a Chikungunya e a Zika vírus.
No Brasil, estas três arboviroses são as mais comuns, com predominância da Dengue, e todas são transmitidas pelo mesmo mosquito, o Aedes aegypti.
"A criação do grupo é de extrema importância, pois aproxima mais os setores da gestão pública, que poderão atuar ajudando a Secretária Municipal de Saúde e o Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ) no controle do Aedes aegypti e na prevenção das arboviroses transmitidas por ele", destaca o coordenador de Vigilância em Saúde, Marcos Machado.
O Grupo Técnico se reunirá sempre às segundas quartas-feiras de cada bimestre, totalizando seis reuniões ao ano, buscando trazer aos setores a prevenção e cuidados para evitar a proliferação do Aedes aegypti. Também vai buscar ajuda entre os integrantes para resolver situações que a Secretária de Saúde não consiga resolver sozinha, evitando, assim, o transtorno de pessoas doentes no município.
De acordo com cronograma já definido, o NCZ vai realizar mutirões de prevenção e combate à Dengue nos dias 17, 24 e 31 deste mês e 7, 14, 21 e 26 de fevereiro. Os bairros e localidades a serem visitados pelas equipes serão gradativamente divulgados pelos órgãos de comunicação da Prefeitura, bem como os sites de notícias e rádios da cidade.
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk
E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138