Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas
Saúde
Projeto que leva saúde bucal a crianças e adolescentes acolhidos é ampliado em Campos
PUBLICADO POR: LEONARDO FERREIRA | PORTALOZK.COM - 28/11/2021 - 11:18

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

A equipe do projeto “Acolher para Sorrir”, do Departamento de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde, ampliou o atendimento no que diz respeito à saúde bucal de crianças e adolescentes abrigados em Acolhimentos Institucionais do município. Duas novas instituições, que são o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas 1) Guarus e o Educandário São José Operário, no bairro do Turfe Clube, passaram a receber visitas regulares de três dentistas: Adriana Padilha, supervisora do projeto, Fernanda Luna e Ioná Alves. As visitas são previamente agendadas com a coordenação das casas de acolhimento. O projeto tem como parceiro a Fundação Municipal da Infância e Juventude (FMIJ).

Segundo o diretor do Departamento de Odontologia, José Luiz Oliveira, esse tipo de ação tem demonstrado sucesso na redução da prevalência e incidência de lesões de cárie dentária nas crianças tuteladas pela Prefeitura. “Utilizando abordagens preventivas, educacionais e curativas temos conseguido diminuir a fila de espera para tratamento na rede pública de saúde e com resolutividade satisfatória, além da melhoria da autoestima destes menores”.

O filho de 11 anos do pedreiro Jocivaldo de Oliveira Campeiro, 34 anos, foi uma das crianças atendidas, neste mês de novembro, no Educandário São José Operário. Satisfeito com o atendimento, Jocivaldo contou que o filho extraiu dois dentes. “A equipe é bem atenciosa”.

A assistente social do Educandário, Geovana Gomes Neves, ressaltou a importância desse trabalho. “Facilita muito a vida dos nossos usuários. Agradeço imensamente a parceria”, disse. O Educandário atende hoje a 132 pessoas, sem limite de idade, entre portadores de deficiência visual e/ou com baixa visão, além de múltiplas deficiências. A supervisora do Acolher para Sorrir, Adriana Padilha, explicou que na visita são feitos atendimento clínico inicial e triagem para classificar em qual grupo a criança ou adolescente se encaixa. “O grupo que puder ser tratado no local é atendido na sala de enfermagem do próprio acolhimento, com o material adequado e seguindo todos os protocolos de assepsia e esterilização”, ressaltou ela.

Entre os procedimentos possíveis estão: aplicação de flúor, orientação de higiene oral, restauração pela técnica de Tratamento Restaurador Atraumático (TRA), extração de dente decíduo e remoção de tártaro. “Se houver necessidade de tratamento eletivo, os menores são encaminhados para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) para a realização do procedimento necessário, de acordo com a especialidade, como obturações mais complexas, exodontia de dente permanente, tratamento de canal, entre outros”, explicou Adriana.

 O CEO foi reaberto em março deste ano. A unidade funciona diariamente das 8h às 17h, no Centro de Saúde, prédio anexo ao da secretaria de Saúde. 


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2024 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes