Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas

Maiza Lima é a principal atração musical desta noite em festa que celebra Nossa Senhora do Sagrado Coração, na localidade de Palacete, em São João da Barra

Saúde
Prefeitura de Campos estuda parceria para identificação precoce das variantes da Covid-19
PUBLICADO POR: LEONARDO FERREIRA | PORTALOZK.COM - 25/02/2021 - 19:39

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

A  Prefeitura de Campos estuda firmar um convênio com o Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM/UFRJ) de Macaé para que possa fazer o sequenciamento de amostras de pacientes graves para tentar identificar, de forma precoce, as novas variantes da Covid-19, que estão surgindo em várias regiões do país. Nesta quinta-feira (25), o secretário de Saúde, Adelsir Soares, o subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Proteção da Saúde, Charbell Kury, e o subprocurador do município, Gabriel de Assis, participaram de uma reunião, através da plataforma Zoom, com membros da UFRJ de Macaé.

A apresentação do estudo “Como desenhar projeto de vigilância de uma cidade para as novas variantes da Covid-19” foi feita pela Profª Drª Cintia Monteiro de Barros, do NUPEM/UFRJ de Macaé, coordenado pelo Prof. Dr. Jackson de Souza Menezes. Segundo Charbel, a preocupação no momento é que, neste período, em que o município faz novos estudos para avançar para a Fase Verde na retomada de atividades econômicas, novas variantes, que são as cepas virais extremamente resistentes à vacina e aos anticorpos naturais, vêm surgindo em diferentes regiões do país.

"Agora, precisamos vigiar de forma mais próxima todos os casos graves para que, possamos, junto à UFRJ, fazer o sequenciamento das nossas amostras para identificar de forma precoce as variantes. Os objetivos são vigilância, sentinela sensível para resposta rápida", disse o subsecretário, reconhecendo a possibilidade dessas novas variantes chegarem ao município.

Charbell explica que esta vigilância, em épocas fora de pandemia, também são extremamente importantes para que autoridades em saúde saibam lidar com o cenário pandêmico. “Essa vigilância permite que a gente saiba com o que está lidando quando vem a pandemia. É como conhecer o inimigo antes de entrar em uma guerra”.

O município vai seguir o fluxo normal enviando amostras para a Fiocruz e Lacen, que é o laboratório central, e, com o convênio, serão enviadas também para o NUPEM/UFRJ para um trabalho de sequenciamento, que é um projeto de vigilância sentinela de variantes. “Estamos acompanhando o surgimento de variantes em todo o país”, afirma.

"Além de toda proteção da vigilância genômica, que é a vigilância das variantes, devemos reiterar que este convênio traz economicidade ao município porque vai evitar despesas com mais internações em UTIs e tem a segurança de antever a chegada da variante, que pode levar à uma catástrofe", destaca o subsecretário Charbell.


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2024 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes