O Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ) de São João da Barra aguarda para os próximos dias o resultado do segundo Levantamento Rápido de Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2025. Com isso, o órgão realizará seu plano de ação dos trabalhos de prevenção e combate à Dengue, Zika e Chikungunya pelos próximos meses em todo o município.
“De acordo com o índice de infestação e localização dos focos, estaremos direcionando as nossas ações; contamos com a colaboração da população para que receba os nossos agentes e nos auxilie no combate, que é diário”, explicou o diretor do NCZ, Matheus Moreira.
Neste segundo LIRAa de 2025, realizado de 5 a 9 deste mês, as equipes do NCZ visitaram aproximadamente 1.400 imóveis em todo o município. Ao todo, foram coletadas 31 amostras e já enviadas ao laboratório do LACEN, no Rio de Janeiro, para a análise entomológica, o que fornecerá as informações necessárias para nortear o trabalho da equipe.
Historicamente, o LIRAa é importante instrumento de prevenção e controle das arboviroses. É preconizado pelo Ministério da Saúde (MS) que o índice de infestação predial seja menor que 1, indicando baixo risco de epidemia.
“No primeiro LIRAa deste ano o índice foi de 1,2 (médio risco), tendo em vista que as amostras coletadas foram precedidas de um período chuvoso. Esperamos que o resultado deste segundo também seja satisfatório. Importante ressaltar o trabalho incansável da nossa equipe nas visitas diárias em todo o município, o que resulta até o momento somente cinco casos confirmados de Dengue neste ano”, acrescentou Matheus Moreira.
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk
E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138