A Secretaria Municipal de Saúde de São João da Barra publicou nesta segunda-feira (02), no Diário Oficial, uma portaria determinando o afastamento cautelar do médico Sandiano Brum Mello, servidor da rede municipal, do exercício de suas funções no Centro de Saúde do Pescador, em Atafona, após atropelamento ocorrido no dia 27 de janeiro, na BR-356, resultando em duas mortes. A medida tem caráter preventivo e protetivo e busca resguardar o interesse público, a segurança dos usuários e das equipes de saúde durante a tramitação de investigações.
O médico Sandiano, de 48 anos, vale ressaltar, é apontado nas investigações como o condutor do veículo que colidiu com uma motocicleta na última terça-feira (27), na BR-356, próximo à Curva de Grussaí, causando a morte de um jovem casal, cuja a identificação foi feita pelo portalozk.com no dia do ocorrido. Tratam-se da Kailla Victória Elias da Silva, de 19 anos, e do Leandson Conceição da Silva, de 22 anos.
Sandiano se apresentou na 145ª Delegacia de Polícia de São João da Barra na manhã de sexta-feira (30) para prestar depoimento, acompanhado de advogado, e foi liberado após ser ouvido. A Polícia Civil segue coletando imagens, depoimentos e aguardando laudos periciais para avançar nas investigações. As mães das vítimas fizeram um desabafo após o médico se apresentar na delegacia.
A portaria municipal destaca que o afastamento foi adotado diante de indícios de risco à normalidade do atendimento, à segurança de usuários e profissionais, além de potencial repercussão social dos fatos recentemente divulgados.
O acidente, que gerou grande comoção em São João da Barra, também motivou manifestações de familiares e moradores na BR-356, com bloqueios de via e pedidos de justiça pelas vítimas.
A Polícia Civil reforça que as apurações seguem em andamento, com o objetivo de esclarecer as circunstâncias do acidente e definir eventuais responsabilidades criminais e administrativas. A Prefeitura de SJB vem colaborando com as autoridades policiais desde o dia do acidente, inclusive disponibilizando imagens do sistema de monitoramento da Secretaria Municipal de Segurança, a fim de contribuir para o esclarecimento dos fatos.
No último sábado (31), a família das vítimas encontraram uma parte do membro dilacerado às margens da BR-356, no local onde ocorreu o atropelamento. A reportagem do portalozk.com esteve no local e conversou com o pai do Leandson. Em entrevista exclusiva, ele disse, revoltado, que "tiraram o corpo e deixaram a perna da minha nora". Leandro Flor da Silva também pediu justiça, querendo a prisão do médico Sandiano e falou sobre como recebeu a notícia do atropelamento que vitimou seu filho e sua nora: "desabei quando soube da notícia e ao chegar, encontrei os dois caídos''.
Após novas manifestações, os familiares começaram a pedir à Prefeitura de São João da Barra para cancelar os shows do Verão 2026. Eis que a Associação de Ambulantes de São João da Barra manifestou solidariedade às famílias, mas reforçou a necessidade da realização dos eventos que são a fonte de renda dos ambulantes.
O caso segue sendo investigado pela 145ª Delegacia de Polícia de São João da Barra. Duas pessoas foram identificadas e serão indiciadas por ajudarem Sandiano a fugir da Unidade de Saúde de São João da Barra após o atropelamento. À família, o delegado titular afirmou que pediu a prisão do médico à Justiça e aguarda autorização para efetivar a prisão.
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk
E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138