Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas

Bonde do RB: Aniversário de Ruan Barros vai agitar a Casa da Árvore nesta sexta (07), em Campos

Saúde
Mamógrafo de São João da Barra já realiza 40 atendimentos por semana
Inaugurada há um mês, "Sala Rosa" se torna uma referência contra o câncer de mama no município.
PUBLICADO POR: REDAçãO 1 | PORTALOZK.COM - 07/11/2025 - 11:14

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

A cada exame, vem a prevenção e a chance de um diagnóstico precoce que pode evitar consequências mais severas do câncer de mama. É assim que há um mês esse trabalho vem sendo intensificado em São João da Barra com a inauguração da “Sala Rosa”, que conta com um mamógrafo de última geração na unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) de Cajueiro. Já são cerca de 150 mulheres atendidas e os números só tendem a aumentar com cerca de 40 novos exames semanais.

“Fico muito feliz com toda essa procura. Nós temos um serviço de excelência e qualidade. A mamografia é muito importante para o diagnóstico precoce do câncer de mama, então pedimos que as mulheres com mais de 40 anos não deixem de se cuidar e venham fazer o exame”, disse a radiologista Rebecca Waked, responsável por operar o mamógrafo.

Localizada estrategicamente na unidade que leva o nome de Elizabeth Gomes Rodrigues, no quarto distrito, à margem da BR-356, a “Sala Rosa” foi inaugurada no dia 8 de outubro e absorve pacientes encaminhados por outras localidades para a realização da mamografia. Os atendimentos acontecem todas as terças e quintas-feiras e são agendados diretamente nas unidades, como as da Estratégia Saúde da Família (ESF) e de Saúde Básica (UBS). É também nesses locais referenciados na marcação, onde as pacientes vão buscar, em um prazo de 20 dias, o laudo após análise das imagens por um médico radiologista. Casos emergenciais (prioridade) têm prazo diferenciado de acordo com a complexidade.

“Facilitamos o agendamento da mamografia para as pacientes, pois não precisam mais ir à Regulação, e pode ser feito na unidade de saúde que fica perto de casa, e desta forma as mulheres têm mais facilidade para procurar o atendimento. Tudo pensado com detalhe e carinho, dando seguimento ao que a nossa prefeita Carla Caputi nos pede, que é cuidar da população”, pontuou secretária municipal de Saúde, Arleny Valdes, ressaltando que o mamógrafo é mantido com 100% do recurso municipal e foi adquirido por meio de uma emenda impositiva do vice-prefeito Chico da Quixaba, quando ele ainda era vereador, e recebeu a complementação de recursos da Prefeitura.

Entre as mulheres que já realizaram os exames está a moradora do Açu, no quinto distrito, Alessandra Santos Silva, de 52 anos. “Fico muito feliz com essa oportunidade que estão dando com esse mamógrafo aqui em Cajueiro para cuidar da nossa saúde. Fica acessível para a gente vir, porque não é longe e não precisamos deslocar para outra cidade”, comentou.

Moradora de Degredo, Leda Guedes, de 54 anos, também reconhece a importância de ter um mamógrafo instalado no município. “É muito bom ter esse projeto aqui, porque facilita o acesso. A mamografia é um exame muito preciso para a gente entender o nosso corpo, que precisa ser monitorado sempre. É um ato de amor, de carinho, de respeito por nós mesmas. É importante também fazer o autoexame para se cuidar melhor até chegar a um profissional que possa nos ajudar com o exame preciso”, comentou Leda.

Para além da mamografia, o Programa Municipal de Assistência Integral à Saúde da Mulher tem um fluxograma de acompanhamento das pacientes, com protocolos que priorizam aquelas com resultados alterados.

“A utilização da mamografia como método de rastreamento reduz a mortalidade em 25%. Caso haja alterações no exame, a paciente será encaminhada para avaliação em imediato, com médico mastologista e exames complementares, como ultrassonografia/RNM das mamas/core biópsia. A paciente será acompanhada pela equipe multidisciplinar, para melhor fluxo de atendimento e suporte mental e emocional, como também melhor acompanhamento para o direcionamento de exigências burocráticas”, explicou a coordenadora do Programa de Saúde da Mulher, Márcia Abreu.

Com a atualização do protocolo do Ministério da Saúde, a mamografia passa a ser recomendada para mulheres a partir dos 40 anos, a cada dois anos, independentemente de sintomas. Assim que agendado o atendimento, é importante que a paciente leve, caso existam, mamografias, ultrassonografias e biópsias anteriormente realizadas.

Além do mamógrafo fixo, durante o Outubro Rosa a Prefeitura disponibilizou exames em uma unidade móvel na Sede do município e no Açu, quinto distrito. Uma carreta equipada com mamógrafo e ultrassom foi levada a essas localidades por meio do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte e Noroeste Fluminense. Ao todo foram realizadas cerca de 150 mamografias e quase 100 ultrassonografias de mama.


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2025 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes