Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas

Médico Sandiano é afastado das funções pela Prefeitura de São João da Barra após atropelamento com duas mortes na BR-356

Saúde
Hospital São José alerta para riscos de mochilas pesadas na volta às aulas
PUBLICADO POR: REDAçãO 3 | PORTALOZK.COM - 02/02/2026 - 12:50

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

O retorno às aulas é sempre um período de animação e ansiedade para as crianças, mas que não deve ser sinônimo de dores e incômodos. O Hospital São José alerta para os cuidados que pais e responsáveis precisam se atentar na escolha das mochilas das crianças e adolescentes para evitar problemas ortopédicos, que podem ser evitados.

 

A ortopedista do São José Mariza Eiko destaca as características da “mochila ideal”, segundo a Academia Americana de Pediatria:

 

Tiras largas e acolchoadas, porque as estreitas podem apertar os ombros, causando dor;

Ter duas tiras, pois uma tira somente não distribui o peso por igual;

Ter um forro acolchoado e resistente na parte posterior das costas, pois protege a criança de objetos pontiagudos que possam machucar;

Tira na cintura (região lombar) para distribuir o peso mais adequadamente;

O peso da mochila deve ser o mais leve possível;

Mochilas com rodinhas são perfeitas para crianças e adolescentes que precisam carregar muito material. Contudo, ao subir escadas, devem ser carregadas, o que pode gerar um transtorno.

 

Franciara Luiza Gomes, mãe de Pedro Henrique, de 5 anos, e João Guilherme, com 8, afirma que aboliu o uso das mochilas tradicionais. “É bem complicado por conta da reclamação de dores nas costas por causa do peso. Por isso, decidi usar a mochila de rodinhas para os dois”, alegou a mãe.

 

Mariza explica as melhores formas de utilização da mochila. “Organizar a mochila para que o material mais pesado fique junto às costas, utilizar as duas alças apoiadas nos dois ombros, regular as alças para que fique 5 cm acima da cintura e levar somente o necessário. Seguindo essas orientações é possível evitar as dores na coluna”, reforça a ortopedista.

 

Para o superintendente do HSJ, Dante Pinto Lucas, em caso de problemas ortopédicos, é necessário o atendimento com o especialista. “Quando há reclamação dos estudantes, é preciso que seja investigado por um ortopedista, por conta de outros riscos ortopédicos relacionados à coluna que está em fase de formação”, explica Dante.

 


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2026 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes