O Hemocentro Regional de Campos (HRC) promoveu, nessa segunda-feira (7), uma palestra educativa no Colégio Adventista de Campos, com o objetivo de conscientizar adolescentes sobre a importância da doação de sangue. A atividade foi conduzida pelas assistentes sociais Maria Gonçalves e Rosangela Soares, que falaram para cerca de 100 alunos, do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.
A iniciativa faz parte de uma estratégia do Hemocentro para formar futuros doadores, estimulando desde cedo a responsabilidade social e o compromisso com a vida do próximo. Durante a conversa, os estudantes participaram ativamente com perguntas e curiosidades sobre o processo de doação.
“A ideia é despertar o sentimento de cidadania e incentivar esses jovens a se tornarem doadores quando atingirem a idade permitida. Além disso, eles podem já começar a disseminar essa cultura entre amigos e familiares”, destacou a assistente social do HRC, Maria Gonçalves.
Aprendizado
A aluna Daniella Lopes, de 15 anos, participou da atividade e demonstrou interesse especial pelas explicações. “A parte que eu mais gostei foi quando tiramos dúvidas sobre os mitos e verdades da doação”, contou.
A assistente social do HRC, Rosangela Soares, também enfatizou o impacto das ações nas escolas. “Trabalhar com os alunos e suas famílias é uma forma de formar multiplicadores da cultura da doação de sangue e medula óssea. Essa conscientização é essencial para o futuro”, afirmou.
Para reforçar o engajamento, o pastor escolar Phillipe Rodrigues lançou um desafio: no dia 8 de abril, quando a unidade móvel do Hemocentro estará no estacionamento da escola, o aluno que conseguir levar o maior número de adultos aptos a doar será premiado com um balde de açaí.
“A doação voluntária ainda não é um hábito comum entre a população. Acreditamos que, ao estimular nossos jovens, no futuro não teremos o problema que enfrentamos hoje, que é a escassez de doadores”, comentou.
Quem pode doar sangue
Anexo ao Hospital Ferreira Machado (HFM), o Hemocentro atende às demandas de 25 unidades hospitalares da região. O funcionamento ocorre diariamente, das 7h às 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados. A unidade está localizada na Rua Rocha Leão, nº 2, no bairro do Caju.
Para se tornar um doador é preciso apresentar documento de identidade com foto, estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos com autorização do responsável legal), não estar em jejum e evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.
Além do atendimento fixo, o HRC também conta com uma unidade móvel para ampliar a captação de doadores. Durante o mês de abril, o ônibus percorrerá diferentes pontos da região para facilitar o acesso à doação.
08/04 – Colégio Adventista (Campos)
10/04 – 2ª Igreja Batista de Campos
15/04 – Vip’s Center
24/04 – São João da Barra (ao lado da Prefeitura)
29/04 – IFF Guarus (Campos)
A população também pode solicitar a visita da unidade móvel pelos telefones (22) 98173-0463 ou (22) 98175-2599, das 8h às 17h, ou pelo e-mail: socialhemo2021@gmail.com.
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk
E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138