O Ministério da Saúde, em parceria com estados, municípios e sociedade civil realiza, neste sábado (08), o Dia D Nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti. A ação integra a nova campanha de prevenção e controle das arboviroses: “Não dê chance para dengue, Zika e chikungunya”.
No Rio de Janeiro, a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Ministério da Saúde, Fernanda De Negri, participará da abertura da mobilização em dois locais da capital fluminense. A iniciativa, realizada em todo o país, une gestores estaduais e municipais, profissionais de saúde e a população em mutirão para eliminar os criadouros do mosquito.
“Estamos fazendo essa mobilização antes mesmo do período de maior transmissão da dengue, que ocorre no primeiro semestre. Este é o momento de conscientizar e engajar a população e os municípios para identificar os pontos críticos e eliminar os criadouros do mosquito”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Segundo ele, o uso de novas tecnologias, como a Wolbachia, é essencial para conter a transmissão do vetor.
Mesmo com a redução dos casos, o Ministério da Saúde faz um alerta para as ações de prevenção. Isso porque segundo o 3º Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), realizado entre agosto e outubro, 30% dos municípios brasileiros estão em estado de alerta para a dengue. Em 3,2 mil cidades, mais de 80% das larvas estavam em recipientes como vasos de plantas, pneus, garrafas, caixas d’água, calhas, ralos e até folhas de bromélias e cavidades de árvores.
COMO PREVENIR
A campanha destaca que pequenas atitudes podem salvar vidas. Entre as principais recomendações estão:
- Guarde garrafas, potes e vasos de cabeça para baixo.
- Descarte garrafas PET e outras embalagens sem uso.
- Coloque areia nos pratos de vasos de planta.
- Guarde pneus em locais cobertos ou descarte-os em borracharias.
- Amarre bem os sacos de lixo.
- Mantenha a caixa d’água, os tonéis e outros reservatórios de água limpos e bem fechados.
- Não acumule sucata e entulho.
- Limpe bem as calhas de casa e as lajes.
- Instale telas nos ralos e mantenha-os sempre limpos.
- Limpe e seque as bandejas de ar-condicionado e geladeira.
- Elimine a água acumulada nos reservatórios dos purificadores de água e das geladeiras.
- Mantenha em dia a manutenção das piscinas.
- Estique ao máximo as lonas usadas para cobrir objetos e evitar a formação de poças d’água.
- Permita a entrada dos agentes de saúde nas residências.
Em caso de febre, dor de cabeça e ou atrás dos olhos, dor nas articulações, náuseas ou manchas na pele, a orientação é procurar imediatamente uma Unidade Básica de Saúde. O uso de medicamentos sem prescrição médica pode agravar o quadro clínico.
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk
E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138