Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas

Adolescente envolvido com tráfico e tortura é apreendido em operação conjunta das polícias civis de São João da Barra e Italva

Saúde
Dia D contra a dengue, Zika e chikungunya neste sábado (08)
PUBLICADO POR: REDAçãO 1 | PORTALOZK.COM - 07/11/2025 - 16:37

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

O Ministério da Saúde, em parceria com estados, municípios e sociedade civil realiza, neste sábado (08), o Dia D Nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti. A ação integra a nova campanha de prevenção e controle das arboviroses: “Não dê chance para dengue, Zika e chikungunya”.

No Rio de Janeiro, a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Ministério da Saúde, Fernanda De Negri, participará da abertura da mobilização em dois locais da capital fluminense. A iniciativa, realizada em todo o país, une gestores estaduais e municipais, profissionais de saúde e a população em mutirão para eliminar os criadouros do mosquito.

“Estamos fazendo essa mobilização antes mesmo do período de maior transmissão da dengue, que ocorre no primeiro semestre. Este é o momento de conscientizar e engajar a população e os municípios para identificar os pontos críticos e eliminar os criadouros do mosquito”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Segundo ele, o uso de novas tecnologias, como a Wolbachia, é essencial para conter a transmissão do vetor.

Mesmo com a redução dos casos, o Ministério da Saúde faz um alerta para as ações de prevenção. Isso porque segundo o 3º Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), realizado entre agosto e outubro, 30% dos municípios brasileiros estão em estado de alerta para a dengue. Em 3,2 mil cidades, mais de 80% das larvas estavam em recipientes como vasos de plantas, pneus, garrafas, caixas d’água, calhas, ralos e até folhas de bromélias e cavidades de árvores.  

COMO PREVENIR
A campanha destaca que pequenas atitudes podem salvar vidas. Entre as principais recomendações estão: 

- Guarde garrafas, potes e vasos de cabeça para baixo. 
- Descarte garrafas PET e outras embalagens sem uso. 
- Coloque areia nos pratos de vasos de planta. 
- Guarde pneus em locais cobertos ou descarte-os em borracharias. 
- Amarre bem os sacos de lixo. 
- Mantenha a caixa d’água, os tonéis e outros reservatórios de água limpos e bem fechados. 
- Não acumule sucata e entulho. 
- Limpe bem as calhas de casa e as lajes. 
- Instale telas nos ralos e mantenha-os sempre limpos. 
- Limpe e seque as bandejas de ar-condicionado e geladeira. 
- Elimine a água acumulada nos reservatórios dos purificadores de água e das geladeiras. 
- Mantenha em dia a manutenção das piscinas. 
- Estique ao máximo as lonas usadas para cobrir objetos e evitar a formação de poças d’água. 
- Permita a entrada dos agentes de saúde nas residências. 

Em caso de febre, dor de cabeça e ou atrás dos olhos, dor nas articulações, náuseas ou manchas na pele, a orientação é procurar imediatamente uma Unidade Básica de Saúde. O uso de medicamentos sem prescrição médica pode agravar o quadro clínico. 


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2025 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes