Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas

Morre homem que ficou ferido após casa pegar fogo em São João da Barra

Saúde
Crianças portadoras de TEA e quilombolas começaram a receber a vacina contra Covid em Campos
PUBLICADO POR: LEONARDO FERREIRA | PORTALOZK.COM - 25/01/2022 - 08:22

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

"No início da pandemia, ficava pensando se não ia ter vacina para as crianças. Hoje, quando vacinei meu filho, senti que estava protegendo não só a saúde dele, mas a de todos que estão ao seu redor". As palavras foram ditas pela dona de casa Silvana Barbosa Nogueira, 48 anos, após seu filho Alessandro, de 8 anos, que é portador de Transtorno do Espectro Autista (TEA), receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19, na Cidade da Criança.

O município começou nesta segunda-feira (24), e segue até sexta-feira (28), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com a vacinação das crianças de 5 a 11 anos, que residem em comunidades quilombolas e as que são assistidas pelo Educandário São José Operário, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação de Pais de Pessoas Especiais (Apape) e Associação de Proteção e Orientação aos Excepcionais (Apoe).

Assim como Silvana, a autônoma Marliane Gomes da Silva, 38 anos, levou o pequeno Brayan, de 5 anos, para ser imunizado. Ela contou que sentiu um pouco de insegurança não com a eficácia da vacina, mas se a mesma poderia causar alguma reação no filho, que também é portador de TEA. "Pedi força e coragem a Deus e decidi pela vacina", disse ela. Alessandro e Brayan são assistidos pela Apape.

A imunização desse público alvo acontece na Cidade da Criança e na Escola Municipal de Farol de São Tomé, das 9h às 13h. Já as crianças quilombolas estão sendo imunizadas em locais definidos pelas próprias comunidades, a partir das 9h, com exceção da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) de Custodópolis, onde o atendimento é das 8h30 às 13h.

A vacinação ocorre de acordo com a listagem previamente fornecida pelas instituições. Já as comunidades quilombolas, pelo agendamento feito junto ao Programa de Assistência aos Assentamentos e Quilombolas (PAAQ), da secretaria de Saúde.

O subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), Charbell Kury, voltou a pedir aos pais que acreditem na ciência e vacinem os filhos. "A vacina é segura e sua eficácia chega a 90%", disse o médico infectologista, virologista e estudioso das vacinas. Ele orienta aos pais ou responsáveis que levem a criança ao Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie) caso a mesma apresente alguma reação adversa após tomar a vacina.

"O Crie é um ambulatório que tem, entre outras finalidades, a de investigar, acompanhar e elucidar casos de eventos adversos graves e/ou inusitados associados à aplicação de imunobiológicos", explicou Charbell. O Centro funciona no Centro de Saúde, anexo ao prédio da secretaria de Saúde.

CRONOGRAMA:
CIDADE DA CRIANÇA:
Terça-feira (25) — APAPE (letra K ao Z)
Quarta-feira (26) — APOE
Quinta-feira (27) — APAE Campos e São José do Operário
ESCOLA MUNICIPAL DE FAROL DE SÃO THOMÉ:
Sexta-feira (28) — APAE Farol
CRONOGRAMA PARA CRIANÇAS QUILOMBOLAS:
Terça-feira (25)
Quilombolas de Imbé, Aleluia, Batatal e Cambucá.
Local: Associação de Moradores de Aleluia
Quarta-feira (26)
Quilombolas de Custodópolis
Local: Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Custodópolis.
Quinta-feira (27)
Conceição do Imbé
Local: Unidade Básica de Saúde (UBS) de Conceição do Imbé.
Quinta-feira (27)
Conceição do Imbé
Local: Unidade Básica de Saúde (UBS) de Conceição do Imbé.


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2024 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes