Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas
Saúde
Cinco casos de febre maculosa são registrados na região Noroeste do Estado do RJ; uma pessoa morreu
PUBLICADO POR: LEONARDO FERREIRA | PORTALOZK.COM - 22/09/2022 - 19:30

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

A Secretaria de Estado de Saúde, por meio da Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde (SUBVAPS) informou a notificação de cinco casos de febre maculosa em cidades da região. Os casos foram notificados em Itaperuna (03), em Porciúncula (01) e em Natividade (01), sendo que este veio a óbito.

A Secretaria de Estado de Saúde informou ainda que os dados foram obtidos no Sistema de Informação de Agravos de Notificação na data de ontem (21) e estão sujeitos à revisão. A Secretaria de Saúde disse que oferece apoio aos municípios nas ações de investigação e manejo de pacientes suspeitos de FMB (febre maculosa brasileira). Os municípios foram orientados a procurar identificar os prováveis locais de infecção e realizar pesquisa nestes ambientes, para busca de vetores da doença.

Ainda de acordo com a SES, com o objetivo de orientar as secretarias de saúde locais, ocorreram reuniões nos dias 19 e 20 de setembro, com os técnicos municipais das vigilâncias epidemiológica e ambiental, atenção primária à saúde, médicos e enfermeiros da assistência, nas quais foram abordados temas como notificação, investigação ambiental e de casos, diagnóstico e tratamento oportunos para a febre maculosa.

A Prefeitura de Natividade, onde um caso foi notificado e tendo o paciente evoluído a óbito, publicou orientações aos moradores sobre sintomas da doença, e informou que a Secretaria Municipal de Saúde em conjunto com a Vigilância Sanitária Ambiental e Epidemiológica, intensificou o rastreio de focos de contaminação de febre maculosa e fez um alerta para que os moradores que apresentem algum sintoma, que procurem a unidade de saúde.

“Alerta a todos Natividadenses, moradores de áreas ribeirinhas ou pessoas que tenham visitado essas áreas ou zona rural, caso tenham os sintomas procurem a emergência médica, e é muito importante que seja informado possível contaminação pela picada de carrapato”, publicou a prefeitura. *Com informações Jornal Folha de Italva


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2025 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes