Prefeitura
Notícias
Multimídia
Informações
Serviços
Ouvidoria Geral
15 Janeiro de 2026
Notícia no detalhe
Centro de Imunização funciona no feriado, ponto facultativo e final de semana
Todas as vacinas do calendário de rotina da criança, adolescente, adulto e idoso, preconizado pelo Ministério da Saúde, estão disponíveis e serão aplicadas conforme indicação por idade e situação vacinal de cada indivíduo
Por: Valquíria Azevedo - Foto: Rodrigo Silveira - 14/01/2026 - 17:55:19
O Centro Municipal de Imunização e Testes de Triagem Neonatal, situado na Secretaria Municipal de Saúde, estará funcionando normalmente durante o feriado de Santo Amaro, celebrado nesta quinta-feira (15), no ponto facultativo de sexta-feira (16), no sábado (17) e domingo (18). O atendimento ao público será sempre das 8h às 17h.
Todas as vacinas do calendário de rotina da criança, adolescente, adulto e idoso, preconizado pelo Ministério da Saúde, estão disponíveis e serão aplicadas conforme indicação por faixa etária e situação vacinal de cada indivíduo.
Entre os imunizantes estão: Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Tríplice Viral (VTV), Hepatite A e B, Pentavalente, Rotavírus, Febre Amarela, Pneumocócica 10, Tríplice Bacteriana (DTP), Difteria e Tétano adulto (dT), Meningocócica ACWY, HPV quadrivalente, Difteria, Tétano e Pertussis acelular (dTpa), Influenza (Gripe), Tetraviral, Varicela, Dengue, Covid-19 (Infantil e Adulto), além da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (Bronquiolite).
No ato da vacinação é obrigatório apresentar documento com foto, CPF ou cartão do SUS e a caderneta de vacinação, no caso das crianças e adolescentes. Já às grávidas, deve apresentar ainda o cartão da gestante, cartão de pré-natal ou exames comprobatórios que comprovem a idade gestacional. Também serão aceitos relatórios médicos ou de outro profissional de saúde de nível superior.
Especificamente no domingo, também é aplicada a vacina contra a raiva humana que pode ser administrada para crianças e adultos em duas situações. A primeira é a pós-exposição, ou seja, para pessoas que tiveram contato com animais potencialmente transmissores da raiva, por meio de mordeduras, arranhaduras ou lambeduras.
“Nesse caso, a pessoa deve lavar o ferimento com água e sabão e procurar a emergência do Hospital Ferreira Machado (HFM) para avaliação médica. Caso haja necessidade da vacina, a própria unidade encaminha o paciente para a Secretaria Municipal de Saúde”, explica a gerente do Programa Municipal de Imunização, Amanda Carvalho.
A segunda é a pré-exposição, voltada para técnicos, médicos veterinários e profissionais de clínicas ou laboratórios veterinários. A aplicação ocorre mediante apresentação de comprovação acadêmica ou profissional e de documentos pessoais.
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk
E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138