Inaugurado em 9 de julho de 2024, o Centro Municipal de Imunização e Testes de Triagem Neonatal completa seu primeiro ano de funcionamento como referência em vacinação e cuidado com a primeira infância em Campos. Com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos fins de semana e feriados, das 8h às 17h, a unidade soma 131.104 doses de vacinas aplicadas desde sua abertura, além de quase 6 mil exames de triagem neonatal realizados.
Para a coordenadora técnica de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Amanda Carvalho, o Centro se tornou referência regional.
“O Centro Municipal de Imunização virou uma referência não só para Campos, mas para municípios vizinhos. É um serviço que facilita o acesso à saúde da população e, com isso, causa impacto direto no aumento da cobertura vacinal no município. É um avanço que mostra o quanto investir em imunização é salvar vidas todos os dias”, destacou.
Já o assessor técnico de imunização, Leonardo Cordeiro, ressalta o impacto social do funcionamento da unidade em horário ampliado.
“Muitas pessoas não conseguiam manter a caderneta em dia por causa da rotina de trabalho, e agora têm uma opção acessível, inclusive aos fins de semana. A adesão tem sido muito boa, e isso mostra como a população responde positivamente quando o serviço é pensado para facilitar o acesso. Agradeço ao prefeito Wladimir Garotinho, porque quem ganha com isso é o povo”, afirmou.
No primeiro semestre de 2025, o Centro foi responsável pela aplicação de 83.361 doses de vacinas. Dentre os imunizantes disponíveis estão os de rotina, Covid-19, influenza (gripe) e dengue. Também é oferecida a vacina BCG, voltada para recém-nascidos que não foram vacinados nas maternidades — com 1.600 aplicações desde julho do ano passado.
O serviço de triagem neonatal, voltado para a detecção precoce de doenças em recém-nascidos, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, mediante agendamento. Desde a abertura do Centro, foram realizados 4.281 exames do teste do pezinho, 603 do teste da orelhinha e 959 do teste da linguinha, reforçando o compromisso da rede municipal de saúde com a prevenção e o cuidado desde os primeiros dias de vida.
Além do atendimento às demandas rotineiras e pediátricas, o Centro também tem recebido adultos que buscam a imunização. Foi o caso de Priscila Oliveira, de 41 anos, e Roberta Amaral, de 42, que procuraram a unidade para tomar quatro vacinas — Dt (antitetânica), hepatite B, febre amarela e influenza — antes de uma missão no estado do Pará.
“As vacinas foram indicadas para a gente pelo chefe da missão, por conta do local ser uma área de mata e sem saneamento básico. A vacina contra a influenza nós aproveitamos a viagem para tomar também”, contou Roberta.
A técnica em enfermagem Luana Silva, de 41 anos, também passou pelo Centro para se imunizar antes de iniciar o estágio de seu curso. Ela recebeu as vacinas Tríplice Viral, hepatite B, Dt (antitetânica) e influenza.
“Vim colocar a minha caderneta em dia e aproveitei que o Centro fica aberto no horário da noite para garantir a minha proteção”, relatou.
O Centro Municipal de Imunização se consolida, neste primeiro ano de funcionamento, como um equipamento essencial da rede pública de saúde de Campos, promovendo o acesso ampliado à vacinação e à prevenção.
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk
E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138