Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas
Saúde
Castração de animais domésticos do CCZ ultrapassa a marca de 3 mil procedimentos em Campos
PUBLICADO POR: LEONARDO FERREIRA | PORTALOZK.COM - 12/05/2022 - 17:05

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

O serviço de esterilização de animais domésticos do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) ultrapassou a marca de 3 mil castrações de cães e gatos. O procedimento foi alavancado no município desde setembro do ano passado com a operacionalização de dois CastraMóvel, que juntamente com o centro cirúrgico da sede do órgão chegam a realizar 45 procedimentos por dia.

Atualmente, um CastraMóvel está atendendo à população no Centro de Educação Ambiental (CEA) Prata Tavares, no Parque Calabouço, e outro no Boulevard Shopping Campos, no Parque Rodoviário. Cada CastraMóvel possui três salas, sendo uma pré-cirúrgica, uma cirúrgica e outra pós-cirúrgica. E, para ter acesso ao serviço, é necessário fazer o cadastro no site, preencher o formulário e aguardar contato da equipe do CCZ que irá informar dia, horário e o local do procedimento.

“O agendamento é aberto à população campista, mas a ordem de castração obedece a critérios socioeconômico e ordem de prioridade. Primeiro são castrados animais recolhidos pelo CCZ, seguido dos animais de protetores e de pessoas cadastradas em algum programa social do Governo Federal, como, por exemplo, Bolsa Família/Auxílio Brasil, e depois dos demais munícipes”, explica o diretor do CCZ, Carlos Morales.

A castração realizada pelo CCZ é 100% gratuita e de extrema importância para o controle populacional de cães e gatos na cidade, além de reduzir a transmissão de doenças dos animais infectados para seres humanos e o abandono do animal. Do ano passado até a presente data foram realizadas 3.138 castrações. No CastraMóvel também é ofertada a vacina antirrábica para os pets.

“Desde que iniciamos o serviço CastraMóvel 450 pessoas que tiveram o agendamento confirmado não levaram os animais para o procedimento, o que nos deixa preocupados, pois estão tirando a vez de outros animais. Isso atrasa o processo para outras pessoas cadastradas”, explica Carlos Morales, acrescento que o órgão já oferece total flexibilização de dia e horário para beneficiado.

“As castrações na sede são direcionadas para cães e gatos recolhidos pelo CCZ em via pública e de protetores de animais. Já no CastraMóvel são atendidos os animais das pessoas cadastradas e que se enquadram nos critérios”, disse Morales. O atendimento na sede do CCZ e no CastraMóvel é das 8h às 17h. “As castrações são realizadas na até às 13h e depois os animais ficam no repouso até o tutor ir buscar”, completou o diretor.

Cada castração, representa uma economia em torno de R$ 700,00 a R$ 900,00 para a população, caso o procedimento fosse realizado na rede particular.


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2024 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes