O Ministério da Saúde implementou a “Serviço na Ponta”, uma atividade que consiste em enviar mensagem para pais e responsáveis por crianças e adolescentes identificados com pendência ou atraso vacinal. Logo, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) orienta as famílias que receberem a notificação a procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência ou o Centro Municipal de Imunização para atualizar a caderneta de vacinas.
A medida tem como objetivo apoiar o trabalho das salas de vacinação e promover maior adesão às imunizações, além de ampliar a aproximação com a população. É importante destacar que as mensagens são emitidas diretamente pelo Governo Federal e pode ser por motivos diversos como, por exemplo, dose realmente atrasada ou vacina aplicada, mas ainda não lançada no sistema.
“Essa é uma estratégia do Ministério da Saúde para orientar os pais sobre os calendários de vacinação e os casos de atraso vacinal. Como todas as informações sobre vacinação são atualmente integradas à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), o Ministério da Saúde tem acesso aos dados das crianças dentro da faixa etária para cada vacina. Caso uma vacina não conste no banco de dados do Ministério, uma mensagem automática é enviada. Essa ação, promovida pelo Ministério da Saúde, visa apoiar os municípios e lembrar os pais sobre as vacinas pendentes de seus filhos”, explica o coordenador do Programa Municipal de Imunização (PMI), Leonardo Cordeiro.
A iniciativa faz parte de um conjunto de esforços nacionais voltados à recuperação das coberturas vacinais, ao enfrentamento das desigualdades regionais e ao fortalecimento das práticas de promoção, prevenção e vigilância em saúde.
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk
E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138