Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas

Governo Carla Caputi define data de pagamento da 1ª parcela do 13º salário dos servidores públicos de São João da Barra

Saúde
Campos com vacinação contra a gripe, Covid-19 e de rotina neste final de semana
A vacinação acontece na Unidade Pré-Hospitalar (UPH) Saldanha Marinho e na Clínica da Criança, das 8h às 17h
PUBLICADO POR: REDAçãO 3 | PORTALOZK.COM - 03/06/2023 - 10:50

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

As vacinas que protegem contra Influenza, Covid-19 e várias outras doenças continuam sendo disponibilizadas à população campista aos finais de semana. A vacinação acontece na Unidade Pré-Hospitalar (UPH) Saldanha Marinho e na Clínica da Criança, das 8h às 17h, com atendimento por livre demanda.

Assim, neste sábado (03) e domingo (04), podem receber a vacina contra a gripe todas as pessoas acima de 6 meses de vida. A imunização é de extrema importância, pois evita o agravamento da doença e complicações mais sérias causadas pelos vírus como: pneumonia bacteriana, pneumonite viral, otite, sinusite e piora de quadros crônicos como asma, diabetes e insuficiência cardíaca. A campanha de vacinação contra a gripe é anual e, por isso, todas as pessoas vacinadas no ano passado precisam tomar a vacina atualizada deste ano.

A atualização da caderneta de vacina, pelo calendário de rotina, é feita para pessoas acima de 2 meses de vida. A aplicação ocorrerá de acordo com a situação vacinal de cada indivíduo. As vacinas disponíveis crianças são: Vacina Inativada contra Poliomielite (VIP), Vacina Oral contra Poliomielite (VOP), Tríplice Viral, Hepatite A e B, Pentavalente, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Febre Amarela, Varicela e DTP. Para os adolescentes, os imunizantes são Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice Viral, Difteria e Tétano Adulto, Meningocócica ACWY, HPV quadrivalente. Já para os adultos, DT, Hepative B, Febre Amarela e Tríplice Viral.

A vacinação também contemplará a aplicação das vacinas monovalentes contra a Covid-19. O esquema vacinal das crianças de 6 meses a 2 anos é composto por duas doses iniciais da vacina Pfizer Baby com intervalo de quatro semanas, seguidas por uma terceira após, no mínimo, oito semanas depois da segunda dose.

Crianças de 3 e 4 anos recebem as 1ª, 2º e 3ª doses da Coronavac. O intervalo entre a 1ª e 2ª dose é de 28 dias. Já a 3ª dose (reforço) será feita quatro meses após a 2ª dose. As crianças de 5 e 11 anos são imunizadas com a Pfizer Pediátrica. O intervalo entre a 1ª e 2ª dose é de oito semanas. Já a 3ª dose deve ser feita quatro meses após a 2ª.

Pessoas acima de 12 anos ainda podem receber a 1ª dose. Já aqueles que irão receber a 2ª devem verificar a data no cartão de vacina ou respeitar o prazo de cada imunizante que, no caso da AstraZeneca é dois meses ou mais. Da Coronavac são 28 dias entre uma dose e outra. Para quem recebeu Pfizer e tem 18 anos ou mais, o prazo é 30 dias. Já os adolescentes de 12 a 17 anos vacinados com Pfizer o prazo é dois meses. Quem recebeu a dose única da Janssen, o intervalo para tomar a 2ª dose é de dois meses.

Podem receber a vacina bivalente as pessoas com 12 anos ou mais. O prazo é de quatro meses da 2ª dose do esquema vacinal primário ou da última dose de reforço (3ª ou 4ª dose).

No ato da vacinação é preciso apresentar um documento com foto, CPF ou cartão do SUS, além da caderneta de vacinação. Já o cartão de vacina contra a Covid-19 será exigido juntamente com os documentos pessoais para quem for receber os imunizantes que estão disponíveis para aplicação da 1ª a 3ª dose e para a dose de reforço da vacina bivalente.

 


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2024 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes