Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas
Saúde
Campos amplia aplicação de vacina meningocócica ACWY e HPV; confira todos os postos
Os imunizantes serão aplicados em mais de 30 unidades de saúde, entre as quais estão UBSF, UBS, UPH e Hospital São Jose.
PUBLICADO POR: LEONARDO FERREIRA - 15/09/2022 - 10:45

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

A Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está ampliando, de forma temporária até junho de 2023, a oferta da vacina meningocócica ACWY (conjugada) para adolescentes não vacinados entre 11 e 14 anos e a vacina HPV para meninos de 09 a 14 anos. Os imunizantes serão aplicados em mais de 30 unidades de saúde, entre as quais estão UBSF, UBS, UPH e Hospital São Jose. Já nas escolas da rede municipal, a vacinação ocorrerá através de parceria com Programa Saúde na Escola (PSE), da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct).

A vacina ACWY protege contra quatro sorotipos de meningite bacteriana, ou seja, o A, C, W e Y. O imunizante foi incorporado pelo Ministério da Saúde ao Calendário Nacional de Vacinação em 2020 e confere proteção até a vida adulta. Antes a vacina era aplicada somente para adolescente de 11 e 12 anos e, em Campos, em 2020 foram aplicadas 2.895 doses. Já em 2021 foram 5.092 doses e em 2022 são 2.113 doses.

“Segundo a nova orientação do Ministério da Saúde, se a criança de 11 e 12 anos não tiver se vacinado, deve tomar uma dose, assim como os de 13 e 14 anos. Caso tenha tomado uma dose na rede privada há mais de 5 anos, pode tomar uma dose pelo SUS”, explica o assessor de Imunizações, Leonardo Cordeiro, acrescentando que apesar de a faixa etária em maior risco de adoecimento ser a de crianças menores de um ano de idade, os adolescentes e adultos jovens são os principais responsáveis pela manutenção da circulação da doença meningocócica.

Já a vacina HPV, como no próprio nome diz, protege contra o Papilomavaírus Humano e, que em Campos é aplicada desde de outubro de 2010. O município foi o primeiro de porte médio a disponibilizar gratuitamente a vacina. O imunizante é usado na prevenção e redução de doenças ocasionadas pelo vírus HPV, como câncer do colo do útero, vulva, vagina, região anal, pênis e orofaringe, além de verrugas genitais.

Para o Ministério da Saúde, a vacinação da HPV apresenta dados de cobertura vacinal preocupantes, principalmente os que se referem à segunda dose e no sexo masculino, motivo este da ampliação para meninos de 9 a 14 anos. Antes a vacina era aplicada para meninos de 11 a 14 anos. Já as meninas continua sendo de 9 a 14 anos. No município a vacinação de meninos e meninas somam 4.767 doses aplicadas em 2020 e 7.816 doses aplicadas em 2021. Em 2022 são 3.652 doses.

Para minimizar a ida aos postos de vacinação, as vacinas ACWY e HPH serão aplicadas simultaneamente com outras vacinas do calendário nacional da criança e do adolescente. Para ser vacinado é obrigatório apresentar a carteira de vacinação e um documento pessoais, como RG, CPF, Cartão do SUS. O atendimento é de livre demanda.

A ampliação passa a valer a partir dessa quinta-feira (15), sempre das 8h30 às 16h. Vale ressaltar que, entre os pontos de imunizações, no Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE) o atendimento é somente para pacientes com condições clínicas especiais até 45 anos (vivendo com HIV/AIDS, transplantados de órgãos sólidos ou medula e pacientes oncológicos). Nos demais, o atendimento é de livre demanda.

Confira os postos de vacinação:
Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE) – pacientes com condições clínicas especiais até 45 anos.
Centro de Saúde de Guarus (CSG)
Hospital São José
UBS Baleeira
UBS Parque Prazeres
UBS Penha
UBS Poço Gordo
UBS Ponta Grossa dos Fidalgos
UBS Saturnino Braga
UBS Sentinela do Imbé
UBS Tocos
UBS Venda Nova
UBSF Aldeia
UBSF Conselheiro Josino
UBSF Dores de Macabu
UBSF Felix Miranda
UBSF IPS
UBSF Jamil Ábido
UBSF Lagamar/Farol de São Tomé
UBSF Lagoa de Cima
UBSF Morangaba
UBSF Morro do Coco
UBSF Parque Imperial
UBSF Parque Rodoviário
UBSF Patronato São José
UBSF Ponta da Lama
UBSF Santa Cruz
UBSF Santa Maria
UBSF Santo Amaro
UBSF Santos Dumont
UBSF São Sebastião
UBSF Vila Nova
UPH de Santo Eduardo
UPH Travessão
UPH Ururaí


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2022 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes