Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas

Homem morre após moto bater em poste em São João da Barra

Saúde
Bariátrica: Primeiras cirurgias já começaram e pacientes comemoram em Campos
Os procedimentos estão sendo realizados no Hospital Escola Álvaro Alvim, dentro do Mutirão de Cirurgias, que tem por objetivo zerar ou reduzir significativamente a demanda em fila de espera
PUBLICADO POR: REDAçãO 3 | PORTALOZK.COM - 28/09/2025 - 14:19

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

As cirurgias bariátricas estão a todo vapor. Os procedimentos estão sendo realizados no Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA), dentro do Mutirão de Cirurgias, que tem por objetivo zerar ou reduzir significativamente a demanda em fila de espera por procedimentos como: bariátricas; cataratas; revascularização do miocárdio; vesículas, além de hérnias inguinais e umbilicais. O mutirão foi lançado oficialmente em 3 de setembro pelo prefeito Wladimir Garotinho e o vice-prefeito Frederico Paes, e prevê a realização de 1.617 procedimentos, sendo 330 cirurgias bariátricas.

 

A professora Vanessa Monteiro Barcelos, de 31 anos, fez a cirurgia bariátrica nesta sexta-feira (26). Ela, que pesa quase 104 kg, contou como a obesidade tem impactado sua rotina, principalmente no trabalho. “Estou muito feliz por ter sido contemplada no mutirão e tenho grandes expectativas com a cirurgia, que irá mudar minha vida. Eu estava com problemas de pressão alta devido à obesidade, e como professora, sentia o estresse da rotina. Tenho 1,49m de altura, com IMC acima de 46”, relatou a paciente, que é moradora do Parque Alvorada.

 

Já a cabeleireira Tamires Alves Terra, de 25 anos, moradora do Parque Aurora, disse que espera ter uma boa cirurgia para melhorar problemas de saúde como hipertensão e pré-diabetes, que estão relacionados à obesidade, buscando uma melhor qualidade de vida. “Tenho 133 kg e a obesidade já está impactando minha saúde e meu trabalho, pois fico em pé por várias horas e isso tem me gerado muito cansaço, dores nos joelhos e nas costas, além de impactar atividades básicas, como levar meus filhos à escola”, informou a jovem, cuja cirurgia está agendada para a próxima terça-feira (30).

 

PRIMEIRA CIRURGIA – Aos 40 anos, Fernanda de Oliveira Paes, moradora do Parque Turf Club, já sente a diferença desde que operou, no último dia 12. Ela conta que segue se recuperando bem após o procedimento, já perdeu seis quilos e relata uma melhora significativa na saúde, com as dores crônicas diminuindo. Segundo a paciente, a preparação e o acompanhamento psicológico foram cruciais para sua evolução.

 

“Sou asmática e recebi muita atenção e cuidado da equipe médica, especialmente do anestesista, o que me deixou mais segura. Dei entrada na sexta e saí no dia seguinte. Estou me sentindo ótima, já perdi seis quilos e a recuperação está maravilhosa. Outra coisa, foi a redução das minhas dores crônicas, pois pesava 112 kg. Minha expectativa, agora, não é apenas pela magreza, mas por viver sem dor e ter uma boa qualidade de vida”, disse.

 

O médico responsável pelo procedimento, o cirurgião geral e especialista em aparelho digestivo, Rodrigo Rios, salientou que a bariátrica é um divisor de águas na vida de quem a realiza, impactando positivamente não só o peso, mas também a autoestima, a saúde e a liberdade do paciente. “Para que a recuperação após a cirurgia bariátrica seja bem-sucedida, é essencial que o paciente siga rigorosamente a dieta prescrita, realize a reposição das vitaminas necessárias e mantenha um acompanhamento contínuo com a equipe multidisciplinar, incluindo nutricionista, psicólogo e endocrinologista”, pontuou.

 

TRIAGEM – Os agendamentos continuam em andamento. Os pacientes foram classificados em três grupos, sendo os primeiros aqueles que já estão liberados para a cirurgia. Todos devem estar com o risco cirúrgico pronto dentro do prazo estabelecido (6 meses) e ter feito as terapias e consultas, além de atendimento com psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta e cirurgião. Após está conferência, os pacientes serão encaminhados para a consulta e marcação da cirurgia.

 

O segundo grupo são os pacientes com risco cirúrgico vencido. Estes devem procurar a Subsecretaria de Regulação em Saúde para realizar novos exames e, em seguida, marcar consulta de risco cirúrgico. Após serem liberados, passarão pela consulta de cirurgia e terão o procedimento agendado.

 

Já o terceiro grupo são os pacientes em fila. Estes deverão iniciar o processo, marcando a primeira consulta para cirurgia bariátrica. Neste caso, será seguida a ordem cronológica da inserção de solicitação.


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2025 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes