Uma cena inusitada chamou a atenção na rotina do Hospital Geral de Guarus (HGG), na última semana. O paciente Luiz Carlos de Abreu Machado Júnior, de 32 anos, internado para tratamento renal, foi à área externa do hospital tomar banho de sol. Ele estava acompanhado do seu pai, Luiz Carlos de Abreu Machado, que não via há dois meses, desde que deu entrada na unidade.
“Eu queria ver a luz do dia pois fiquei muito tempo internado. Ao tomar banho de sol eu lembrava da minha rotina fora do hospital. Eu trabalhava na van e, do pátio do HGG, eu observei o trânsito, o barulho e a claridade com a qual eu estava acostumado”, contou o paciente, emocionado.
Ele estava acompanhado do pai. “Foi muito importante eu estar com meu filho neste momento, porque desde que ele se internou eu não tive coragem de vê-lo. Eu buscava notícias dele e nunca o abandonei, só não queria vê-lo sofrendo em um hospital. Eu mesmo que estimulei ele a procurar ajuda médica quando se queixava de dores na região lombar. Ele custou a vir e quando veio, precisou ser internado na UTI”, contou o pai.
Em recuperação na clínica médica, Luiz Carlos se prepara para receber alta hospitalar. Ele é acompanhado por médicos e pela equipe multidisciplinar do HGG. “Este momento de ver a luz do sol é importante para o paciente. Isso o prepara para ir para casa e ser reinserido na rotina. Trabalho com ele desde que chegou à clínica médica e esse banho de sol foi avaliado e aprovado pela equipe hospitalar”, disse o fisioterapeuta, Alexandre Pavie.
A assistente social Jakeline Carvalho da Gama informou que essa interação com a família, além de ter o desejo do paciente atendido pela equipe, contribui para recuperação. “Isso revigora o ânimo do paciente fazendo com que ele seja mais receptivo ao tratamento e ao momento de adversidade, o que ajuda na recuperação”, explicou a assistente social do HGG.
O nutricionista Lucas Alves comentou sobre a cena. “Durante a rotina no hospital geralmente presenciamos muitas histórias. Algumas não tão boas, mas fatos como esse são bem positivos. Nos mostram o verdadeiro sentido da vida e a oportunidade de agradecer a Deus por cada dia que temos e pela chance de viver. É sempre bom presenciar a cena de um pai tendo a oportunidade de abraçar seu filho depois de dias tão complicados. Ver essa cena é algo que nos motiva e nos faz querer ofertar o melhor para o paciente e sua família”, disse Lucas.
A diretora clínica do HGG, médica Luisa Barreto, busca inserir na rotina do hospital um cuidado além do convencional. “Estamos sempre lembrando aos nossos profissionais de que um olhar diferente e único por cada paciente sempre faz a diferença. Atender a um pedido do paciente ou de seu familiar, por mais simples que pareça, sem dúvida contribui positivamente com sua experiência no HGG”, afirma.
Já o superintendente do HGG, médico Vitor Mussi, lembrou que a equipe multidisciplinar por si só já completa o tratamento do paciente, gerando um cuidado integral a ele. “Além do cuidado médico, o paciente é visto por psicólogos, enfermeiros, fonoaudiólogos, farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas e até dentistas quando necessário. Se cada profissional desse tiver um olhar atento à necessidade do seu paciente tenho certeza de que todos saem ganhando. O próprio profissional se sente bem em colaborar com o paciente”, acrescentou Mussi.
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk
E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138