Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas

Caso morador de São João da Barra e amigos: homem morto após ser espancado em Salvador não era morador de rua e tinha filho de 03 anos, diz irmão

Saúde
3ª Campanha Estadual de Doação de Sangue LGBT começa nesta terça (28) e terá duração de um mês
PUBLICADO POR: LEONARDO FERREIRA | PORTALOZK.COM - 27/06/2022 - 16:43

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Desde o ano 2020, quando o STF derrubou as restrições para doação de sangue por pessoas LGBTs, acontece no estado do RJ a campanha estadual de doação de sangue LGBT. Sempre no mês de junho ( mês do orgulho lgbt e também mês do doador de sangue) e em parceria com o banco de sangue do hospital universitário Pedro Ernesto, dezenas de pessoas LGBTs saem de suas casas para exercer o direito de doar e fazer o que mais se orgulham: salvar vidas!

Este ano a campanha entrará na sua 3ª edição e contará com a participação ativa de duas importantes ONGs LGBTs em sua organização: A Associação de Travestis e Mulheres Trans da Lapa Sementes de Luana Muniz, e a Mães da Resistência. Organizador da campanha desde 2020, quando realizou a primeira campanha de doação de sangue lgbt do Brasil, após a decisão do STF, o gestor público Thiago Miranda comemora o sucesso das campanhas anteriores e sua nova edição:

- Não existe nada que nos orgulhe mais do que salvar vidas. Ver pessoas LGBTs, historicamente proibidas e discriminadas podendo exercer plenamente seu direito de doar e salvar vidas nesta data tão importante do Orgulho LGBT e no mês mundial do doador de sangue é motivo de comemoração. O dia 28/06 é o dia em que se comemora a luta, a resistência, a força da nossa população, uma das datas mais importantes do calendário dos direitos humanos e, desde 2020, também é a dia de doar e salvar vidas, diz Thiago Miranda, ex Subsecretário de Estado de Direitos Humanos.

Segundo a Coordenadora de Captação do Banco de Sangue Herbert de Souza, Regina Rangel, as Campanhas de mobilização são fundamentais para manter os estoques do Banco de Sangue, que muitas vezes estão abaixo do esperado para atender a demanda do hospital Pedro Ernesto. Sendo assim, essa parceria com o público LGBt é fundamental, considerando seu engajamento nessa importante ação de solidariedade e cidadania.

Darla Muniz, presidente da Associação de Travestis e Mulheres Trans da Lapa Sementes de Luana Muniz, cita a importância da participação da ONG na campanha:

- Sangue LGBT também salva vidas. E nossa associação abraçou essa campanha para levar o legado de Luana Muniz, a rainha da Lapa, que sempre promoveu a cidadania e o cuidado com a população LGBT, principalmente mulheres trans e travestis. Cuidar da saúde, ajudar a quem precisa e mostrar, como Luana dizia, que travesti não é bagunça! É respeito, é cidadania, é amor ao próximo. Travestis antes marginalizadas, hoje salvam vidas, com muito orgulho!

Lígia Dabul, coordenadora da área Rio da ONG Mães da Resistência, fala sobre a estreia das Mães da Resistência na campanha:

- Essa campanha em parceria com o HUPE sempre foi um sucesso, e foi isso que nos fez participar mais ativamente esse ano. Salvar as vidas daqueles que precisam com a doação efetiva de sangue e exercer o direito de doar sem preconceito quanto a identidade de gênero ou orientação sexual. Doar é um ato de amor!

A 3ª Campanha Estadual de Doação de Sangue LGBT terá duração de um mês, com início dia 28/06, dia Mundial do Orgulho LGBT e acontecerá no Banco de Sangue do Hospital Universitário Pedro Ernesto, de 2a a 6a das 8h as 15h.

Fonte: Assessoria de Comunicação


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2024 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes