Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas

Ginásio de Esportes de São João da Barra será reinaugurado no sábado, dia 04 de maio

Política
Vereadores pleiteiam Abono de Natal para os servidores e benefícios para ACS e ACE de São João da Barra
O valor total solicitado como abono é de R$ 927,40 (novecentos e vinte e sete reais e quarenta centavos).
PUBLICADO POR: LEONARDO FERREIRA | PORTALOZK.COM - 22/11/2022 - 21:56

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Uma das matérias apreciadas pelos vereadores de São João da Barra na sessão desta terça (22) foi a indicação do vereador Carlos Machado da Silva (Kaka). Ele solicitou ao Executivo, a concessão de abono de Natal, com valor a ser estipulado pelo Poder Público e pelo Legislativo, para todos os servidores públicos efetivos, contratados, comissionados, aposentados e pensionistas e os cedidos a outros órgãos à disposição da Prefeitura. Kaká sugeriu que seja pago 10 Ufisans. O Portalozk.com, indagado por dezenas de funcionários, foi buscar a informação sobre quanto em reais, de fato, foi pleiteado pelos vereadores como abono natalino. Leia clicando aqui.

A Casa também aprovou duas indicações conjuntas do vereadores, Elisio Rodrigues, Carlos Machado (Kaká), Alan de Grussaí, Franquis Arêas e Analiel Vianna. Na primeira, eles solicitaram ao município, que providencie o repasse, aos agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE), do incentivo financeiro adicional recebido anualmente do Ministério da Saúde, visando reconhecer e estimular a categoria. A outra indicação visa autorizar o Executivo a efetuar o pagamento de 40% a título de adicional de insalubridade aos ACS e ACE.

Os edis explicaram que, atualmente, a legislação assegura para diversas categorias profissionais, que o exercício de trabalho em condições insalubres gera um adicional que varia entre o mínimo, médio e máximo, ou seja, 10% e 20% e 40% do salário. Em razão dos riscos inerentes às funções desempenhadas, a Constituição já prevê o direito ao adicional de insalubridade para esses agentes, cabendo regulamentação por meio de lei. “Recebemos essas demandas, mas como a Câmara não pode legislar sobre essa questão, fizemos essas indicações para que o Executivo analise e veja se pode conceder esses benefícios a essa classe tão importante”, explicou Elisio.

Saúde — A pauta também teve três requerimentos à Secretaria de Saúde. Júnior Monteiro pleiteou a implantação de um centro especializado para o tratamento de pessoas autistas. Já a vereadora Joice Pedra sugeriu a implantação do Programa Prótese Dentária Total e Parcial removível (a fim de ampliar o acesso às ações de reabilitação em saúde bucal, de forma gratuita) e do Programa de Ortodontia Infantil. 

Junior também fez indicação pedindo o retorno do Festival do Abacaxi no 5º Distrito (com sua inclusão no calendário municipal de eventos). Elisio solicitou o retorno do Programa Elo Digital, em parceria com a rede municipal de ensino. Kaká, por meio de indicação, propôs a melhoria no saneamento básico, com substituição da rede de esgotos, em todas as ruas do bairro Água Santa.

Obras — Elisio solicitou a colocação de quebra-molas padronizados e sinalização vertical e horizontal na Rua Gregório Prudêncio de Azevedo, em Barcelos. Sônia Pereira pediu a urbanização da orla do Rio Paraíba do Sul, do Cais do Imperador até o Porto de São Pedro. Ela também pediu à Secretaria de Meio Ambiente, para remover a areia que está na Avenida Atlântica, em Atafona, dificultando a passagem dos moradores. Alan teve aprovadas duas indicações: construção de uma ciclovia na Avenida Atlântica sentido Atafona - Grussaí e construção de uma praça no loteamento Nova Grussaí, em terreno próprio do município, ao lado da Escola Municipal Evanir Gaia.

Memória Cultural — Elisio apresentou duas indicações ligadas à Cultura. Na primeira, solicitou à prefeita Carla Caputi, que encaminhe projeto de lei à Câmara, visando criar o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, de caráter deliberativo e consultivo, com o objetivo de dar andamento à preservação do patrimônio natural e cultural do município. “Muitos prédios históricos estão se perdendo e precisamos garantir a preservação do patrimônio histórico do nosso município”, disse Elisio, que também propôs ao Executivo, a elaboração de um PL visando à criação do Fundo de Proteção do Patrimônio Cultural de SJB.

Projetos — Na Ordem do Dia, foram aprovados os projetos de lei nº 113/22 e 114/22, sendo o primeiro, do Executivo, para autorizar a abertura de crédito adicional suplementar por excesso de arrecadação e, o segundo, da vereadora Sonia, para denominar de Gean Pacheco, a Rua A, no loteamento Porto Seguro, na Sede. Três projetos de resolução também foram aprovados: 021 (de Franquis, que torna de utilidade pública, o Instituto Pela Vida - Doando Esperança), 022 (de Alan, que torna de utilidade pública, a Associação de Moradores de Nossa Senhora Aparecida, em Grussaí) e o 023 (do Legislativo, que trata dos bens móveis e patrimoniais no âmbito da Câmara).

*A matéria sofreu alteração, com inclusão do valor da UFISAN.


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2024 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes