O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta terça-feira (16) a transferência do ex-deputado estadual Thiego Raimundo dos Santos Silva, o TH Joias, para uma penitenciária federal. Ele está preso desde setembro por suspeita de ligação com o Comando Vermelho.
Atualmente, TH está na Penitenciária Laércio da Costa Pellegrino, no Complexo de Gericinó, em Bangu, na Zona Oeste. O presídio de segurança máxima é conhecido como Bangu 1.
Thiego foi preso em setembro, na Barra da Tijuca, na Zona Sudoeste, em uma operação conjunta da Polícia Civil, Polícia Federal e do Ministério Público do Rio (MRPJ). Segundo as investigações, TH Joias utilizava seu mandato como deputado estadual para favorecer o crime organizado, intermediando a compra e venda de drogas, fuzis e equipamentos antidrones destinado a comunidades controladas pelo Comando Vermelho.
Para o MPRJ, TH usou o mandato para favorecer a organização criminosa, inclusive nomeando comparsas para cargos na Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj). De acordo com a denúncia, o ex-deputado intermediava diretamente o comércio de entorpecentes e de armas, pagando integrantes do CV.
A decisão de transferência ocorreu no mesmo dia da prisão do desembargador Macário Ramos Júdice Neto, relator do caso TH. A segunda fase da Operação Unha e Carne, realizada nesta terça, apura vazamentos de informações acerca da Operação Zargun, que causou a prisão de Thiego.
Procurada, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informou que recebeu, às 14h31, por ofício da Superintendência da Polícia Federal, a determinação do STF para a transferência de Thiego Raimundo. "A transferência ocorrerá ainda hoje, sem horário ou destino federal definidos até o momento", informou a Seap.
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk
E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138