Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas

Acidente entre carro e moto registrado na localidade de Atafona, em São João da Barra

Política
Sala da Procuradoria da Mulher é inaugurada em São João da Barra
PUBLICADO POR: REDAçãO 2 | PORTALOZK.COM - 22/08/2025 - 10:26

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Um marco histórico para o município de São João da Barra: a Câmara de Vereadores inaugurou, nessa quinta-feira (21), a Sala da Procuradoria da Mulher Ivonete Pinheiro de Almeida. A cerimônia contou com a presença de várias autoridades, que fizeram parte da mesa, abordaram o assunto e destacaram a importância de espaços, como a Procuradoria, que será uma rede de apoio em defesa dos direitos das mulheres.               

A professora Ivonete, que faleceu ano passado, trabalhou por quatro décadas no município, exercendo também cargos de diretora adjunta e auxiliar de secretaria. “Essa nobre iniciativa não só eterniza a memória da minha inesquecível mãe, mas também é em reconhecimento de sua contribuição para a sociedade a qual fez parte com muita dignidade”, disse sua filha, Daniele Pinheiro Almeida Cunha. 

A presidenta da Câmara e procuradora da Mulher, Sônia Pereira (Soninha), explicou que o órgão foi criado em 2021, mas não havia um espaço físico para a realização dos trabalhos. “Agora, com esse prédio novo, conversando com o vereador Elisio, preparamos uma sala muito bonita para acolher nossas mulheres. Esse espaço representa o compromisso renovado com a igualdade e a justiça”, disse Soninha. “Essa Procuradoria será um espaço de escuta e acolhimento, pois, quem passa por violência precisa se sentir segura”, acrescentou a subprocuradora, vereadora Joice Pedra. 

A coordenadora-geral da Procuradoria, a advogada e servidora da Casa, Maria Auxiliadora Fazoli da Cunha, disse que está muito feliz por estar à frente do projeto. “Agradeço aos vereadores por essa oportunidade e vamos trabalhar muito para dar voz às mulheres sanjoanenses, para que percam o medo e venham pedir ajuda”.

Alerj - A deputada estadual Carla Machado destacou a relevância de cada entidade presente e parabenizou a Câmara. “É um momento muito importante para São João da Barra, essa sala, que tem como patrona, a professora Ivonete, por quem tenho muita gratidão. Este será um espaço para aquelas pessoas que, muitas das vezes, não têm para onde ir e têm vergonha de contar o que estão passando”, observou.

Delegada atuante na Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Madeleine Dykeman disse que o índice de feminicídio aumentou e que as redes de apoio às vítimas são muito necessárias. Ela falou sobre o comportamento de um agressor e como a mulher que vive um relacionamento abusivo se sente. “Amor que oprime não é amor”. Falou, ainda, sobre a violência política de gênero, destacando que isso não acontece em São João da Barra, mas é comum em várias cidades.

Segundo a secretária Municipal de Assistência Social, Aline Pontes de Souza, “essa rede de apoio dará mais segurança à mulher para ela pedir ajuda”. A presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Fernanda Pires, elogiou a iniciativa e disse que o conselho luta pela criação de uma subsecretaria da Mulher em São João da Barra. 

Representando a Patrulha Municipal Maria da Penha, a guarda civil municipal, Simone Martins Ramos Barreto, falou que a patrulha fez 226 atendimentos no primeiro semestre deste ano e quatro prisões em flagrante. A Patrulha Maria da Penha do 8º BPM foi representada pela 3ª Sargento, a policial militar, Aline do Espírito Santo. “São João da Barra é um exemplo para os municípios vizinhos, pelos investimentos que faz em políticas públicas para as mulheres”.

A promotora titular da 3ª Promotoria de Tutela Coletiva Núcleo Campos dos Goytacazes, Maristela Naurath, ressaltou que a criação de um espaço onde a mulher possa falar é muito importante. “Tempos atrás, a mulher não podia chegar a uma delegacia para fazer uma ocorrência”, lembrou. 

"Só com diálogo, empatia e ação coordenada que a gente consegue efetivamente alcançar a segurança, a justiça e a igualdade que se deseja com essa sala de proteção às mulheres", destacou a delegada responsável pelo 6º Departamento de Polícia de Área (DPA), Natália Patrão, parabenizando a iniciativa e as sanjoanenses que ocupam lugar na política.   

Primeira mulher a presidir a 12ª subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Campos), Mariana Lontra, disse que a entidade também desenvolve um trabalho nesse sentido. “Que bom que a Casa do Povo vai dar voz e vai ser ouvido para essas mulheres”, observou Mariana. 

A prefeita Carla Caputi não pôde estar presente e foi representada pela subprocuradora do Município, Nabia Estefan. “Que essa Procuradoria seja um lugar de acolhimento e encorajamento para as mulheres perseguirem seus direitos”, disse Nabia. A deputada federal Soraya Santos também foi convidada, mas não conseguiu chegar a tempo. 

Abertura - No início da solenidade, houve uma apresentação musical das cantoras Laleska Meirelles e Charlene Barbosa, além da exibição de um vídeo sobre a Procuradoria da Mulher em Brasília. No final, todas ganharam flores, bem com as esposas dos vereadores presentes.


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2025 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes