Com o objetivo de ajudar a sanar um problema de saúde e segurança pública, a Câmara de São João da Barra aprovou, na sessão desta quarta (07), um requerimento à Prefeitura, para que providencie a retirada de veículos sucateados e abandonados nas vias públicas. O pedido foi feito pelo vereador Caio César à Secretaria de Segurança Pública e ao Departamento de Vigilância Sanitária, com base na lei federal nº 14.440/2022 e na lei municipal nº 240/2013. Ele ressalta que muitos desses veículos vêm servindo para o acúmulo de lixo, mato e proliferação de animais transmissores de doenças.
Outro destaque da pauta foi uma indicação que sugere a disponibilidade de abafadores auriculares para crianças atípicas do município. Segundo o autor da matéria, vereador Rommenik, o equipamento ajuda as crianças a enfrentarem os desafios sensoriais de maneira mais eficaz, aliviando a sensibilidade e promovendo bem-estar emocional.
A presidente da Câmara, Sônia Pereira (Soninha) solicitou a urbanização do trecho da orla do Rio Paraíba no bairro da Cehab (Atafona), com reforma do calçamento e do banheiro, construção de dois quiosques e uma quadra poliesportiva de futevôlei em uma área adequada na chegada do bairro. A Casa também aprovou um pedido de construção de um quiosque na Praça do Meio, em Barcelos (feito por Rodrigo Machado); bem como a limpeza, remoção da vegetação e desobstrução do Canal do Trapiche (Sede), feito por Joice Pedra.
Já o vereador Elisio Rodrigues requereu à Secretaria de Saúde, que avalie a possiblidade de implementar um programa para a entrega de medicamentos e insumos nas residências dos munícipes carentes que os utilizam de modo contínuo.
Outras duas indicações para infraestrutura foram aprovadas: pavimentação com construção de calçadas, drenagem e instalação de iluminação pública e urbanização na Rua São José, no bairro Nossa Senhora Aparecida, em Grussaí (Léo de Lolô) e urbanização com saneamento básico, calçamento em todas as ruas, melhorias na iluminação pública e construção de uma praça no bairro Santa Rita, Perigoso (Eziel Pedro).
O plenário também aprovou um requerimento do vereador Analiel Vianna à presidência do Legislativo, sugerindo colocar o nome do saudoso sanjoanense William Pereira no Diploma do Pescador - honraria instituída este ano pela Casa, por meio da resolução nº 593/2025. Irmão de Soninha, William foi presidente da Colônia de Pesca Z-2 de Atafona e bastante atuante na comunidade pesqueira. William faleceu em 2013.
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk
E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138