A Prefeita de São João da Barra, Carla Caputi, cumpriu agenda nessa quarta-feira (20), no Rio de Janeiro, onde se reuniu com o novo Secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Rodrigo Mascarenhas, que também é Procurador do Estado. O encontro teve como foco principal as ações relacionadas à erosão costeira em Atafona e no Açu, além do fortalecimento da parceria entre o Município e o Governo do Estado.
Durante a reunião, também foi assinada a adesão de São João da Barra ao programa Olho no Verde, iniciativa da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) e do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), que utiliza monitoramento por satélite e inteligência artificial no combate ao desmatamento ilegal e às queimadas.
"Com as mudanças no Governo do Estado e a troca de secretários realizada pelo governador em exercício, Ricardo Couto, precisamos retomar todas as tratativas que estávamos conduzindo. Por isso, no encontro buscamos atualizações sobre os encaminhamentos para a realização de uma obra emergencial contra a erosão no Açu e apresentamos os avanços da cooperação técnica firmada com o Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH), voltada à elaboração de estudos e projetos emergenciais que precisam de licenciamento ambiental", destacou Carla Caputi.
A Prefeita reforçou a importância da continuidade do diálogo institucional entre a Prefeitura, a SEAS e o INEA, destacando a necessidade de ações coordenadas e técnicas para a construção de soluções sustentáveis para o litoral sanjoanense. "O secretário também colocou sua equipe à disposição, inclusive para nos auxiliar nos encaminhamentos para a captação de recursos junto ao Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano para as obras emergenciais", garantiu a Chefe do Executivo sanjoanense.
A Prefeita mostrou ao secretário outras medidas que já vêm sendo adotadas pelo município. "Esse é um tema no qual temos trabalhado muito, mas que não depende somente da nossa vontade, pois exige questões técnicas complexas e segurança jurídica, inclusive na contratação do estudo técnico macro, que está avançando e em breve terá ordem de serviço. Esse levantamento será fundamental para subsidiar soluções estruturais de médio e longo prazo e permitir a busca de recursos junto ao Estado e ao Governo Federal para soluções definitivas", pontuou.
Também participaram do encontro a chefe de gabinete do secretário, Dionê Marinho, e o coordenador de Estudos Ambientais do INEA, Anselmo Federico, que acompanha os procedimentos técnicos junto ao INPH para viabilizar as intervenções emergenciais no Açu.
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk
E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138