Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas

Autoviação 1001 suspende todas as saídas e chegadas para o Rio de Janeiro

Política
Plano Plurianual (PPA) 2026-2029 é debatido na Câmara de Vereadores de São João da Barra
PUBLICADO POR: REDAçãO 1 | PORTALOZK.COM - 28/10/2025 - 17:46

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

O plenário do Legislativo de São João da Barra foi palco de um importante debate visando ao desenvolvimento do município para os próximos quatro anos. Durante três horas de audiência pública, na manhã desta terça-feira (28), Legislativo, Executivo e a sociedade civil dialogaram sobre o Plano Plurianual (PPA) para o quadriênio 2026-2029.

O projeto foi apresentado pelo secretário Municipal de Fazenda, Aristeu de Oliveira Netto. Ele destacou que o PPA está sendo construído com a participação da sociedade. “Essa sistemática fortalece a democracia e garante que as ações do governo atendam às reais necessidades da população. O PPA 2026-2029 reafirma o compromisso da Prefeitura de SJB com o desenvolvimento sustentável, a justiça social e a transparência na gestão pública. É um instrumento de planejamento e também um pacto com a sociedade para um futuro melhor”, disse. 

O PPA é um planejamento que o governo faz para um período de quatro anos, identificando as prioridades e estabelecendo os programas e ações para a execução das políticas públicas. Entre os programas principais apresentado estão: Educar para Transformar (valorização dos profissionais e melhoria da infraestrutura escolar); Saúde de Qualidade (ampliação do acesso e modernização das unidades de saúde); Desenvolvimento Econômico e Turístico (incentivo à geração de emprego e renda); Gestão Eficiente (modernização administrativa e digitalização de serviços); Esporte e Lazer (promoção de atividades esportivas e culturais) e Desenvolvimento Ambiental e Sustentável (crescimento com responsabilidade).

Também foi apresentada a receita prevista para 2026 (R$ 979.687.304,47) e as projeções para os três anos subsequentes. Entre as metas e resultados esperados no PPA, Aristeu citou: elevar os índices de aprendizagem na rede municipal; reduzir o tempo de espera por atendimentos de saúde; ampliar o número de empreendimentos turísticos e comerciais; tornar os processos administrativos mais ágeis e transparentes e aumentar a participação popular na gestão pública. 

Munícipes de todos os distritos e representantes de várias entidades civis de São João da Barra participaram da audiência e fizeram uso da palavra. Entre os assuntos abordados: a erosão costeira na praia do Açu; investimentos na Praia Canto das Pedras; inclusão digital; criação de um Fundo Soberano; convênio com a UFRRJ (que tem um campus em Campos); incentivo ao turismo rural; ações mais efetivas pelas crianças e adolescentes; programa de fortalecimento da saúde mental; qualificação e empregos para sanjoanenses; investimentos em educação inclusiva. Houve, também, questionamentos em ações na Educação e na Agricultura. 

A presidenta da Casa, Sônia Pereira (Soninha), parabenizou e agradeceu a participação popular. “Foi muito proveitoso esse debate aqui hoje, e a opinião de todos vocês é muito importante. Agora vamos dar início ao prazo para quem quiser apresentar emendas, lembrando que o prazo é de 10 dias corridos”, observou Soninha, acrescentando que a cópia do projeto está disponível para quem desejar ter acesso. Basta solicitar por meio de ofício ao Legislativo.


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2025 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes