Cidades Polícia Política Entretenimento Esportes Últimas

Colisão carro e moto deixa um motociclista ferido na saída da rotatória da Av. Genecy Mendonça, em São João da Barra

Política
Criação do Programa Patrulha Maria da Penha, do Grupamento de Operações com Cães (GOC) e do Canil da GCM aprovados na Câmara de São João da Barra
PUBLICADO POR: LEONARDO FERREIRA | PORTALOZK.COM - 15/06/2022 - 13:30

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

A Câmara de São João da Barra apreciou várias proposições na sessão de ontem, terça-feira (14). Entre os destaques estão os projetos de lei do Executivo: 030/2022 e 031/2022. O primeiro dispõe sobre a criação do Programa Patrulha Maria da Penha no município, que será executado por agentes treinados e capacitados da Guarda Civil Municipal (GCM), com o objetivo de coibir a violência doméstica e familiar contra as mulheres do município. Já o 031 visa à criação do Grupamento de Operações com Cães (GOC) e do Canil da GCM. O intuito é utilizar cães adestrados para auxiliar operações como: patrulhamento comunitário, preventivo, a pé, motorizado, em eventos, proteção de patrimônio, operações de busca, captura, salvamento de pessoas, detecção de entorpecentes e artefatos explosivos, entre outros.

Saúde - Na sessão, foram aprovados três requerimentos para a Saúde, começando por Franquis Arêas, que pediu a renovação da frota de ambulâncias (compra) e também mais veículos para transportar os pacientes que fazem tratamento em outras cidades. O presidente da Casa, Elisio Rodrigues, requereu a implantação do cartão de vacinas digital na rede pública. Elisio também requereu um levantamento dos medicamentos mais prescritos pelos médicos da rede pública, a fim de manter o estoque adequado, evitando que haja falta de remédios na farmácia pública.

Água potável - À Cedae, Chico da Quixaba solicitou a construção de uma caixa d’água para fornecer água potável para a localidade de Campo de Areia.

Pesca - Joice Pedra fez dois requerimentos à Secretaria de Pesca e Aquicultura. No primeiro, sugeriu a implantação de um projeto de incentivo ao desenvolvimento da agricultura familiar, visando promover políticas públicas socioeconômicas para o desenvolvimento sustentável da atividade agrícola no município como forma alternativa de geração de emprego e renda nas propriedades rurais. No outro, pediu a contratação de empresa especializada em manutenção emergencial da embarcação pesqueira, conforme normas marítimas e técnicas de mergulho.

Transporte - Por meio de requerimento, o vereador Analiel Vianna solicitou à Câmara que convide o Detro, a Secretaria de Transportes e as empresas de ônibus, Brasil e Quissatur, para participarem de uma palestra sobre transporte intermunicipal, com data a ser marcada pela Casa de Leis.

Obras - À Secretaria de Obras, Sônia Pereira (Soninha) solicitou reforma, calçamento, colocação de quebra-molas (ou tachões) e sinalização na Rua Maria Clarinda (Açu) e a reforma geral das quadras esportivas da Praça do Meireles e do Repolinho, em Atafona. Já o vereador Alan de Grussaí pediu a construção de um canteiro central, ciclovia e iluminação no prolongamento da Avenida Liberdade até a Curva de Grussaí e a elaboração de um projeto de lei para a reabertura da antiga Estrada da Restinga, ligando Chapéu do Sol à Avenida Liberdade, em Grussaí. Franquis sugeriu a construção de um portal em Barcelos, com o objetivo de delimitar os municípios de Campos e São João da Barra. Analiel fez indicação cobrando a construção de uma creche em Campo de Areia.

Denúncia - No Tema Livre, um assunto grave chamou a atenção: o risco no prédio da antiga Tecex, que funciona como galpão de algumas secretarias. A denúncia foi apresentada pelo vereador Carlos Machado da Silva (Kaká), que visitou o local recentemente a pedido de moradores vizinhos. Segundo ele, o prédio está com danos estruturais, queda de telhado, grande quantidade de objetos abandonados, servindo de ambiente insalubre para a saúde humana haja vista a presença de ratos, mosquitos, cupins, baratas, entre outros insetos.

Kaká filmou e fotografou o local e redigiu um ofício para enviar ao coordenador Municipal de Defesa Civil do município, Marco Antônio Ribeiro da Silva. No documento, lido na sessão, ele solicita “uma vistoria, visando a uma análise de riscos que o próprio municipal, atualmente abandonado, está propiciando à população sanjoanense”. Também requer adoção de medidas necessárias para sanar o problema.

- Fique perplexo com o estado daquele prédio que foi comprado, se não me engano em 2011, por um dinheirão. Um total desperdício com o dinheiro público. Um espaço grande, que poderia servir como centro esportivo e cultural para os nossos jovens, para cursos profissionalizantes, mas que está oferecendo risco de vida aos funcionários que ali trabalham, pois há telhas soltas, que podem cair a qualquer momento - desabafou. 


Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk

Veja mais!

E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138


HOME ANUNCIE CONOSCO
© 2004-2025 Portalozk.com Desenvolvido por Jean Moraes