O ministro do STF Alexandre de Moraes determinou a prisão do campista Diego Dias Ventura, condenado por envolvimento nos atos golpistas de 8 de Janeiro, após o rompimento da tornozeleira eletrônica. Segundo a defesa, ele fugiu do país.
A defesa diz que ele deixou o Brasil. O advogado Geovane Veras Pessoa afirmou ao UOL que o mandado de prisão não foi cumprido porque seu cliente "está refugiado em um país onde há respeito à liberdade e à democracia." Questionado sobre qual o país, o advogado disse: "Ele não me informou e nem eu quis saber".
A Secretaria de Administração Penitenciária diz que fez várias tentativas de contato com o réu. Ele estava em liberdade provisória, mas tinha que comparecer semanalmente ao juízo, usar tornozeleira eletrônica e não podia sair de casa à noite ou aos fins de semana.
Moraes afirmou que Ventura está em "local incerto e não sabido" e decretou prisão preventiva. "O acusado está deliberadamente desrespeitando as medidas cautelares impostas nestes autos e referendadas pelo plenário do STF, revelando seu completo desprezo por esta Suprema Corte e pelo Judiciário", diz a decisão.
Ventura é apontado como um dos líderes do acampamento instalado em frente ao QG do Exército em Brasília. Segundo a PF, ele ficou cerca de 50 dias no local, atuou na organização e contribuiu com arrecadações financeiras para a manutenção da estrutura.
Ele também participou das invasões do 8 de Janeiro. Ao entrar na sede do STF, fez uma ligação de vídeo no WhatsApp na qual disse: "Missão dada, missão cumprida".
Defesa alega que a ação penal "está toda viciada, maculada de nulidades absolutas". O advogado criticou o STF, que classificou como um tribunal de exceção e violador de direitos humanos. "Diego teve seus direitos vilipendiados por uma Corte que deveria zelar pelo cumprimento da nossa Carta Magna", acrescentou.
Fonte: UOL
Acompanhe o Portalozk.com nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/portalozk/
Facebook: https://twitter.com/portalozk
Twitter: https://twitter.com/portalozk
E-mail: portalozk1@gmail.com
Telefone: (22) 99877-3138